Governo do Estado lança programa de visitações aos palácios Guanabara e Laranjeiras
- Atualizado em 09/03/2021 13:51
Palácio das Laranjeiras
Palácio das Laranjeiras / Divulgação/Governo do Estado do RJ
No último dia 1º, foi lançado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro o programa Palácios do Povo, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomercio RJ). Desde sábado (6), os palácios Guanabara e das Laranjeiras entraram para o roteiro de programação cultural do Rio de Janeiro e abriram suas portas para a população fluminense e turistas.
Para agendamento do horário de visitas, o governo criou o portal www.palaciosdopovo.rj.gov.br, onde também é possível realizar um tour virtual pelos espaços históricos dos palácios. Um aplicativo para celulares também está em desenvolvimento. As visitas acontecem aos sábados, das 9h às 17h, com duração de 40 minutos a uma hora. Os visitantes são guiados por alunos e instrutores do curso técnico em guia de turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ). No total, os prédios históricos vão receber mais de 310 pessoas por dia de visitação. Durante os passeios, os devem ser seguidos todos os protocolos sanitários de prevenção à propagação da Covid-19. São obrigatórios o uso de máscara e o distanciamento de pelo menos um metro entre as pessoas.
– Abrir as portas dos palácios para a população e visitantes de outros estados e países é aproximar todos da história do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Vamos fortalecer a parceria com a Fecomércio para ampliar o programa e disponibilizar mais dias de visitação nos próximos meses, porque os palácios são do povo — disse o governador em exercício, Cláudio Castro.
Presente no lançamento do programa, o ministro do Turismo, Gilson Machado, elogiou a iniciativa.
— O turismo tem um grande potencial para a economia brasileira, e o Rio de Janeiro é o destino turístico mais procurado do país. Por isso, a cidade ganhará um escritório regional da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) — anunciou na ocasião.
No Palácio Guanabara, a visitação pode ser guiada ou livre, com capacidade máxima para 30 pessoas por hora. Já no Palácio das Laranjeiras, as visitas são apenas guiadas, e cada grupo pode ter até 20 pessoas.
— O Palácios do Povo é uma importante iniciativa para o turismo no Rio de Janeiro. O visitante, que passava em frente ao Palácio Guanabara e só conseguia tirar foto da fachada, agora poderá entrar e conhecer mais da história do estado e do país. Além disso, poder entrar no Palácio Laranjeiras e conhecer os cômodos e sua arquitetura é uma experiência inesquecível — disse o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca.
Além do tour, o Palácio Guanabara também receberá todos os sábados uma apresentação musical e feira de agricultores familiares.
— É preciso oferecer atrações culturais diversas e com segurança para a população, garantindo uma retomada responsável da cultura e da economia criativa fluminense — comentou a secretária estadual de Cultura, Danielle Barros.
O presidente da Fecomércio RJ falou do prazer em fazer parte da parceria que valoriza o patrimônio fluminense.
— Considero muito gratificante participar dessa parceria com o Governo do Estado. Nossos palácios representam nossa história, nossa cultura, e reafirmam o papel de destaque do Rio de Janeiro em nosso país. Tanto os cariocas como os que visitam a cidade precisam conhecer esses patrimônios. É com muito orgulho que o Senac RJ disponibiliza os alunos do curso técnico em guia de turismo para apoiar a iniciativa. Com certeza, terão muito a aprender e compartilhar — afirmou Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Roteiro do Guanabara — Durante o tour de 40 minutos pelo Palácio Guanabara, o visitante pode conhecer um pouco da história do prédio, sede administrativa do Governo do Rio. O passeio inclui visita ao Salão Nobre, onde aconteciam os saraus culturais na época da Princesa Isabel, e o Salão Verde, local de assinaturas de convênios e entrevistas oficiais do governo.

Também estão no roteiro a Sala Estácio de Sá, antiga sala de jantar da Princesa Isabel e atual gabinete dos governadores do Estado, e a sala onde foi descoberto, na restauração de 2011, um calçamento tipo pé-de-moleque centenário, decorada com pinturas cedidas pelos museus do Estado do Rio de Janeiro.

O jardim é outro ponto alto do tour, tendo como principal elemento o Chafariz do Deus Netuno. No fim do passeio, os visitantes assistem, no jardim, a apresentações de grupos musicais e podem aproveitar a feira de produtos de agricultores familiares fluminenses.

Tour pelo Laranjeiras — Na visita guiada pelo Palácio das Laranjeiras, o público tem a oportunidade de viajar pela história do Estado do Rio de Janeiro e do país durante 80 minutos.

O passeio inclui o hall de entrada, o Salão Luis XIV, a Sala de Música com o famoso piano inspirado no cravo de Maria Antonieta, o Fumoir e a Sala de Jantar.

A biblioteca que abriga o Bureau du Roi, cópia fiel do que pertencia ao Rei Luis XV da França e que está no Palácio de Versalhes, o Salão Império e a Galeria Regência também podem ser admirados.

A visita inclui, ainda, o Boudoir, primeiro ambiente íntimo da casa, que era associado ao espaço feminino, além do Quarto Luis XV, o Quarto des Enfants (Quarto das Crianças), o Banheiro de Mármore e o Elevador, um dos primeiros instalados em residências da América do Sul, decorado em estilo rococó.
Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS