Pierre Boulez, o famoso maestro francês, adepto da dodecafonia, que é o sistema musical baseado na divisão da oitava em 12 meios-tons sem quaisquer relações tonais, pertence a uma extraordinária geração de compositores nascidos entre as duas guerras mundiais que surgiram após a Segunda. Bruno Maderna, Luciano Berio, John Cage, Luigi Nono, Karlheinz Stockhausen foram seus colegas e amigos; ele os regeu regularmente e trocou opiniões na música e na prática musical. Pierre Boulez também foi um grande escritor de ideias musicais e de como a música deveria se desenvolver. Na juventude, foi bastante radical, com afirmações muito fortes em defesa da música dodecafônica. A sua obra musical teve forte influência nas novas gerações.
Ele começou com o dodecafonismo e o serialismo integral, como uma necessidade de romper com as principais ideias com que a música lidou nos últimos três séculos. Boulez, então, suavizou sua necessidade de serialismo e compôs duas das suas obras mais fortes e influentes ao longo do tempo: “Le marteau sans maître” (1952) e “Pli selon pli” (1957–89). Seu estilo “work in progress” é característico da sua busca contínua pela perfeição, que está presente em toda sua obra, seja na composição, na regência ou na escrita.
Pierre Boulez nasceu em 26 de março de 1925, em Montbrison, perto de Lyon. Seu pai, um engenheiro, queria que ele seguisse seus passos, então ele estudou matemática avançada na Universidade de Lyon com apenas 17 anos. No entanto, estava decidido a seguir a carreira musical e, em 1943, com o apoio da irmã Jeanne, convenceu o pai a deixá-lo ir para Paris, onde iniciou os seus estudos musicais no Conservatório e em particular, com diversos professores para consolidar a sua carreira. Em 1944, ele se juntou aos seminários privados, de classe de harmonia avançada, de Olivier Messiaen, sobre análise musical do século XX, onde apenas alunos selecionados estudavam. Para se aprofundar na técnica dodecafônica, começou a estudar em 1945 com René Leibowitz, seguidor de Schoenberg. Ele também descobriu com fascínio a música de Webern, bem como a música japonesa, africana e balinesa no Museu Guimet em Paris, que abriu fortemente seus horizontes.
Boulez também começou a compor suas primeiras obras, como a “Sonata para Piano”, e a trabalhar como músico para ganhar a vida. O que impressiona nele é que, desde os primeiros anos, foi um intelectual ativo e inquieto, com um caráter áspero e combativo que se suavizou com o tempo. Ele tinha uma forte consciência de sua posição na sociedade e tentou, durante toda a sua vida, mudar estruturas e inovar na forma como a música era conduzida e composta, e como o público a recebia. Inventou estruturas e instituições, com o objetivo permanente de valorizar e buscar a renovação da música. Depois de começar a reger durante o período Domaine Musical, ele desenvolveu suas habilidades e trouxe para a regência sua forte personalidade e sua busca pela perfeição.
O maestro começou a reger as orquestras mais renomadas do mundo: Concertgebouw de Amsterdã, Sinfonia da Rádio da Bavária, Orquestra Südwestfunk, Orquestra Filarmônica de Berlim, Orquestra Nacional de França, apresentando grandes obras do século XX; e continuou sua carreira como regente ao longo da sua vida. Durante os anos 1960 e 1970, desenvolveu a sua carreira de maestro na BBC Symphony Orchestra e na New York Philharmonic, reduzindo assim a sua atividade como compositor. No entanto, ele compôs o livro dois de suas Estruturas para dois pianos, em 1961, ou Éclats / Múltiplos para pequenos conjuntos em 1970. Os períodos de composição de algumas obras estendem-se por vários anos devido, por um lado, à sua busca pela perfeição, e, por outro, às suas numerosas responsabilidades e viagens.
Pierre Boulez tinha um grande interesse por tecnologia e como ela poderia trazer uma nova dimensão para o pensamento e a prática musicais. Ele estava convencido de que novas estruturas e instituições eram necessárias, por meio das quais a música pudesse avançar, e novas ideias poderiam ser desenvolvidas nos domínios da criação musical, de desempenho e salas de audição musical. A sua última conquista foi o impulso que deu para construir a Cité de la Musique, em 1995: um local dedicado à música com duas maravilhosas salas de concerto que se tornaram a Filarmônica de Paris, em 2016, e cuja sala principal é dedicada a ele.
Continuou regendo música sinfônica enquanto ampliava seu interesse por obras musicais que não fossem do século XX ou XXI. Ele continuou dirigindo óperas, principalmente as do século XX, incluindo uma nova versão do Anel. Em 2004, foi cofundador da Lucerne Festival Academy, um campus de verão dedicado a jovens músicos, onde obras do século XX e contemporâneas são estudadas e apresentadas em concertos. Nos 10 anos seguintes, ele ajudaria por três semanas, todo final de agosto, o Festival, para trabalhar com jovens músicos e abrir seus ouvidos e mentes para a execução da música contemporânea.
Boulez compôs algumas obras durante este último período, principalmente retrabalhando obras existentes e, muitas vezes, planejando novas seções para elas. Ele regeu até 2012; começou a ter problemas nos olhos, e sua saúde foi piorando até sua morte, em 5 de janeiro de 2016, em Baden-Baden, cidade onde vivia desde 1961. Recebeu ao longo da vida inúmeras homenagens e prêmios internacionais, como o Prêmio Kyoto, em 2009, ou o Prêmio da Fundação Espanhola BBVA, em 2013. Foi festejado em todos os lugare,s e os seus aniversários tiveram repercussão internacional. Seus 70 e 80 anos foram momentos maravilhosos para uma retrospectiva da sua carreira e obras.
Maestro Ethmar Filho – Mestre em Cognição e Linguagem