Campos tem mais duas mortes e 59 novos casos de Covid-19
17/12/2020 20:15 - Atualizado em 17/12/2020 20:42
Dois novos óbitos foram registrados em Campos nesta quinta-feira (17) em decorrência da Covid-19. Segundo a Prefeitura, as vítimas foram dois homens, de 46 e 78 anos, ambos com comorbidades. Desde o início da pandemia, 514 já morreram com a doença no município. Nas últimas 24 horas, houve ainda registro de mais 59 casos confirmados, subindo para 12.596. Os pacientes recuperados são agora 10.755, com 121 a mais em relação à véspera. Há ainda 31.998 casos suspeitos de infecção, sendo 31.787 configurados como síndrome gripal e 211 como síndrome respiratória grave.
O Departamento de Vigilância em Saúde informou que os sistemas do e-SUS continuam apresentando instabilidade e, por isso, seguem sendo divulgados os casos confirmados de Covid-19 registrados nos laboratórios em meses anteriores — somados às notificações concentradas na Vigilância em Saúde do município (unidades de saúde e testes realizados pela Prefeitura), além da testagem itinerante no ônibus e de testes rápidos de empresa particular. Além disso, a Prefeitura vem realizando os testes agendados via aplicativo Dados Bem, cujas notificações seguem acontecendo diariamente.
Devido ao aumento de casos e à ocupação de leitos pela Covid, o município retroagiu para a fase amarela no plano de retomada de atividades econômicas e sociais no dia 30 de novembro e nela permanecerá pelo menos até o próximo dia 27. No último dia 4, o prefeito Rafael Diniz decretou mais restrições, como o toque de recolher de madrugada e a proibição da venda de bebidas alcoólicas após as 23h. As autoridades orientam a população para manter os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool em gel, além de manter o distanciamento social, evitando ambientes com aglomerações. A não utilização de máscara, inclusive, gera multa.
Óbito — A primeira morte em decorrência da Covid-19 em Campos foi confirmada no dia 10 de abril. O caminhoneiro Hudisson Pinto dos Santos, morador da Penha, de 39 anos, casado e pai de dois filhos, morreu na UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC). Hudisson esteve na UPH do São José no dia 4 de abril. Em seguida, fez uma tomografia no Hospital Geral de Guarus (HGG), de onde foi transferido direto para UTI do CCC, falecendo seis dias depois. O caminhoneiro havia passado por São Paulo e Ceará, duas áreas de grande circulação do vírus.
Tratamento — De forma pioneira, em março, a Prefeitura de Campos implantou o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus para atendimento a pacientes com a doença.
Aqueles que apresentarem sintomas do novo coronavírus — tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar (em casos graves) — devem buscar orientação junto à Central de Informações da Covid, através do 192.
No dia 22 de maio, o Laboratório Regional do HGG recebeu do estado autorização para atuar como referência na análise de exame de detecção por PCR para Covid-19. A implantação é uma parceria entre Prefeitura de Campos e Uenf. Com a iniciativa, resultado dos exames, que estavam levando em média 15 dias para saírem, passam para até 48h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS