GNA alcança marco de segurança: 20 milhões de horas trabalhadas sem acidentes com afastamento
Parque termelétrico do Porto do Açu
Parque termelétrico do Porto do Açu / Divulgação
A Gás Natural Açu (GNA) alcançou, este mês de outubro, a marca de 20 milhões de horas trabalhadas sem acidentes com afastamento nas obras do seu parque termelétrico, em construção no Porto do Açu, em São João da Barra. Já considerado um benchmark na indústria, este resultado é fruto de uma forte cultura de segurança e de prevenção de acidentes praticada diariamente por todos os envolvidos no projeto: colaboradores, sócios e parceiros, em mais de dois anos e meio de obras.
Nesse período, cerca de 11 mil trabalhadores passaram pelo projeto, em diferentes turnos, e colaboraram de forma significativa para um ambiente de trabalho mais seguro. “Contar com um time comprometido e focado em prevenção de acidentes é de suma importância, principalmente em uma construção de um projeto que envolve tantas pessoas como o nosso. Alcançar esse marco nos enche de orgulho, pois mostra que seguimos o caminho correto”, destacou Bernardo Perseke, Diretor-Presidente da GNA.
A GNA e as empresas contratadas mantêm, em sua rotina, Diálogos Diários de Segurança (DDS), treinamentos, além de campanhas, visando disseminar os procedimentos de segurança no trabalho. O “mantra” que se ouve na obra entre os colaboradores é: “cuide de mim que eu cuido de você”. “A interação entre a GNA e as contratadas é muito próxima e constante, diariamente estabelecemos condutas adequadas e seguras para todos os envolvidos no projeto, desde o início da construção, em março de 2018”, acrescenta Carlos Baldi, Diretor de Implantação e Operação da GNA.
As obras da GNA estão praticamente finalizadas e a empresa está na etapa de comissionamento da Usina Termelétrica GNA I (1,3 GW), do Terminal de GNL, que tem capacidade para movimentar 21 milhões de m³ de gás natural por dia, da Subestação de conexão da Rede Básica e da Linha de Transmissão de uso restrito.
Consultoria do Hospital Albert Einstein
O head de Sustentabilidade da GNA, João Teixeira, acrescentou que, mesmo na fase final das obras, o compromisso com a saúde e segurança dos envolvidos permanece como um dos principais pilares da companhia. “Não importa a fase do projeto. Para nós, o cuidado e o respeito à vida é um ativo inegociável”, afirmou ele. Prova disso é que a GNA contratou a consultoria do Hospital Albert Einstein para avaliar o Plano de Contingência e os Protocolos de Saúde e Segurança adotados pela companhia e suas empresas contratadas, a fim de assegurar a saúde das equipes e minimizar as possibilidades de contágio da pandemia da COVID-19. “Nossa preocupação não está só nos acidentes de trabalho, mas na saúde e bem-estar de todos envolvidos em nosso projeto”, completou João Teixeira.
Fonte: GNA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS