Campos ultrapassou a marca de sete mil casos positivos de Covid-19 nesta sexta-feira (09). Novo boletim epidemiológico trouxe mais duas mortes e 180 novos casos da doença. De acordo com a Vigilância em Saúde, o município contabiliza 398 óbitos e 7.087 confirmações do vírus desde o início da pandemia. Além disso, 18.742 pessoas apresentaram sintomas suspeitos do vírus e são acompanhadas por equipes de saúde. Até o momento, 5.559 pacientes já se recuperaram da Covid-19.
Segundo a Prefeitura, dos suspeitos, 18.656 casos são caracterizados como síndrome gripal e 86 como síndrome respiratória aguda grave.
A Vigilância em Saúde informa que estão sendo divulgados casos confirmados de Covid-19 registrados em meses anteriores nos laboratórios - somado às notificações concentradas na Vigilância em Saúde do Município (unidades de saúde e testes realizados pela Prefeitura). Esse registro é reflexo da obrigatoriedade de notificação pelos laboratórios do Município. Além disso, a Prefeitura vem realizando a Testagem Itinerante e os testes agendados via aplicativo Dados Bem cujas notificações seguem acontecendo diariamente.
Os óbitos informados hoje no boletim foram registrados nos meses de maio e setembro. A Vigilância ressalta que o número de óbitos informado é determinado pelo registro de óbitos ocorridos. Este registro nem sempre corresponde a óbito ocorrido nas últimas 24 horas. Assim, casos informados como suspeito ou provável para Covid-19 na declaração de óbito são investigados pela Vigilância Epidemiológica e muitos destes casos são descartados para Covid-19 nos sistemas próprios do Ministério da Saúde. O encerramento dos casos ocorre após liberação do resultado do exame (Confirmado ou Descartado) dentro dos sistemas SIVEP-Gripe e SIM do Ministério da Saúde. O Departamento esclarece, ainda, que a investigação só é dada como finalizada apenas mediante a notificação, o laudo e a declaração de óbito. Desta forma, pode ocorrer a inclusão de óbito ocorrido no mês anterior.
No dia 28 de setembro, Campos entrou na Fase Verde, que aponta novas flexibilizações. As autoridades orientam à população para manter os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool em gel, além de manter o distanciamento social, evitando ambientes com aglomerações. A não utilização de máscara, inclusive, gera multa.
Óbito — A primeira morte em decorrência da Covid-19 em Campos foi confirmada no dia 10 de abril. O caminhoneiro Hudisson Pinto dos Santos, morador da Penha, de 39 anos, casado e pai de dois filhos, morreu na UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC). Hudisson esteve na UPH do São José no dia 4 de abril. Em seguida, fez uma tomografia no Hospital Geral de Guarus (HGG), de onde foi transferido direto para UTI do CCC, falecendo seis dias depois. O caminhoneiro havia passado por São Paulo e Ceará, duas áreas de grande circulação do vírus.
Tratamento — De forma pioneira, em março, a Prefeitura de Campos implantou o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus para atendimento a pacientes com a doença.
Aqueles que apresentarem sintomas do novo coronavírus — tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar (em casos graves) — devem buscar orientação junto à Central de Informações da Covid, através do 192.
No dia 22 de maio, o Laboratório Regional do HGG recebeu do estado autorização para atuar como referência na análise de exame de detecção por PCR para Covid-19. A implantação é uma parceria entre Prefeitura de Campos e Uenf. Com a iniciativa, resultado dos exames, que estavam levando em média 15 dias para saírem, passam para até 48h.