Pela terceira vez consecutiva, neste período de pandemia da Covid-19, Campos aparece com desempenho positivo na geração de empregos, de acordo o levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No mês de agosto, no balanço entre contratações e demissões, o município registrou saldo líquido de 321 postos de trabalho, com 1.564 contratações e 1.264 trabalhadores demitidos.
O economista José Alves de Azevedo Neto destaca que a empregabilidade do mês foi puxada pelos segmentos do comércio e de serviços, que tiveram, respectivamente, 101 e 114 empregos a mais.
No mesmo período do ano passado, também o resultado de agosto ficou positivo em 438 empregos, um pouco melhor do que o desempenho deste ano. Os setores responsáveis pela geração de empregos em agosto de 2019 estão o comércio, que abriu 383 vagas, e a indústria, com 77 empregos.
Segundo ainda José Alves Neto, “o resultado positivo do saldo líquido de agosto de 2020 pode ser atribuído, ainda, aos reflexos do auxílio emergencial do governo federal, que injetou na economia local, desde que começou a ser pago, quase R$ 600 milhões, e ainda à safra do setor sucroalcooleiro”.
Já no plano nacional, o saldo também foi positivo, com 249.388 vagas formais de trabalho criadas no país em agosto.