Pesquisa do Instituto Paraná: Wladimir lidera e faria 2º turno com Caio, onde disputa estaria aberta
29/10/2020 11:44 - Atualizado em 29/10/2020 19:24
O Instituto Paraná, de âmbito nacional, fez uma pesquisa, registrada no TRE sob o número RJ-01718/2020, sobre a corrida eleitoral à Prefeitura de Campos. Pelos números levantados, na pesquisa estimulada Wladimir Garotinho (PSD) lidera com 28,1% das intenções de voto, com Caio Viana (PDT) logo atrás, com 23,5%.
Pela pesquisa, hoje Wladimir e Caio fariam o 2º turno, com pouca possibilidade da eleição ser decidida em turno único. Em terceiro lugar viria Bruno Calil (Solidariedade), com 7,2%. Apesar de desconhecido do grande público, Bruno vem crescendo bastante com o apoio fundamental do deputado estadual Rodrigo Bacellar.
O atual prefeito Rafael Diniz (Cidadania) está em quarto lugar, com 6,6%, em empate técnico com Bruno. Em quinto lugar vem Professora Natália (PSOL), que, ao lado de Bruno, promete ser a revelação desta eleição. Ela tem 3,4%, um pouco à frente de Odisséia Carvalho (PT), que tem 3,0%.
Tadeu Tô Contigo (Republicanos) tem 2,9%; Roberto Henriques (PCdoB) 1,1%; Cláudio Rangel Boa Viagem (PMN) 0,8%; Beethoven (PSDB) 0,4%; e Jonathan Paes (PMB) 0,1%. Beethoven já não é mais candidato e foi substituído por sua vice, Dra. Carla Waleska.
O levantamento foi feito entre os dias 26 e 28 de outubro, com uma amostra de 800 eleitores. A pesquisa atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5% para os resultados gerais. Confira abaixo os números da pesquisa estimulada:
Na pesquisa espontânea, Wladimir lidera com uma folga um pouco maior sobre Caio, com 18,0% a 12,5%. Em terceiro viria o prefeito Rafael Diniz, com 3,6%, seguindo de Bruno Calil com 3,3%. Odisseia tem 1,4%; Tadeu Tô Contigo com 0,9%; Professora Natália 0,6%; Roberto Henriques com 0,5%. Impressiona o número de indecisos ainda, de 45,6%. Confira:
Nas projeções de 2º turno foram feitos 3 cenários, envolvendo 3 dos principais candidatos: Wladimir Garotinho, Caio Vianna e Rafael Diniz. Não foi feita simulação com Bruno Calil. Wladimir (47,5% a 15,9%) e Caio (59,3% a 10,5%) bateriam Rafael com facilidade pelos números.
Porém, o embate entre Wladimir e Caio no 2º turno seria duro pela pesquisa: 37,6% para o filho de Arnaldo Vianna e 32,9% para o filho de Anthony Garotinho. Apesar da vantagem nominal de Caio, pela margem de erro ambos estariam em empate técnico. Confira:
Os números do 2º turno em qualquer disputa são diretamente influenciados pela rejeição do candidato. Os eleitores de outros candidatos migram seu voto, normalmente, para o que menos rejeita, na escolha do "menos pior" para ele após o seu candidato ter sido eliminado da disputa em 1º turno.
Na rejeição, o prefeito Rafael Diniz lidera, de forma disparada, enfrentando o ônus de ser governo no pior momento financeiro da Prefeitura de Campos nas últimas 3 décadas, além de não ter conseguido cumprir suas promessas de campanha direcionadas às classes menos favorecidas. Ele tem 59,5% de rejeição.
A seguir vem Wladimir Garotinho, com 29,3%. Apesar de ser o mais "leve" dos Garotinhos, com bom trânsito em várias classes sociais, além de um ótimo mandato como deputado federal, Wladimir recebe a carga de rejeição do pai, o ex-governador Anthony Garotinho, historicamente alta.
Em seguida vem Tadeu Tô Contigo, com 15,3%; e Caio Vianna e Odisseia Carvalho, ambos com 12,1%. Bruno Calil tem baixa rejeição, com 9,9%. Confira abaixo os números da rejeição:
O Instituto Paraná avaliou também a administração municipal, com o prefeito Rafael Diniz tendo avaliação de 6,5% de ótimo e bom, contra 74,1% de ruim e péssimo, além de 17,1% de regular. Essa avaliação explica a sua alta rejeição e a ausência no 2º turno por esta pesquisa.
Foi avaliado também quem seria o melhor prefeito na história recente de Campos. Pelos números do Paraná, Arnaldo Vianna foi o melhor, liderando de forma disparada, com 46,3%. Rosinha Garotinho vem em segundo, com 19,9%. Anthony Garotinho vem a seguir, com 10,4%; Rafael Diniz tem 5,8%; e Alexandre Mocaiber 1,9%.
Os números também explicam a competitividade dos dois principais candidatos pela pesquisa, Caio Vianna e Wladimir, herdando o histórico de aprovação da administração dos pais. A sensação que Arnaldo foi o melhor prefeito da era dos royalties é notória, em várias áreas.
É bem verdade que Arnaldo nem de longe tinha o custeio da máquina pública atual. De lá pra cá a máquina inchou demais, com vários concursos públicos para servidores e a inauguração de diversos equipamentos em inúmeras áreas. Processo esse de inchaço iniciado no governo Arnaldo e perpetuado, prefeito após prefeito, até o governo Rosinha.
Confira o "ranking" dos prefeitos pela pesquisa:
A conferir agora, a pouco mais de 15 dias para as eleições, as próximas pesquisas registradas. O levantamento do Instituto Paraná está disponível e foi divulgado desde o início da manhã, aqui, em seu site, na íntegra. O contratante da pesquisa, registrada no dia 23 de outubro, é o próprio instituto.
Sobre os bairros pesquisados, consta a seguinte observação no registro da pesquisa no site do TSE:
"Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa(conforme §7º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.600/2019, A partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte, o registro deverá ser complementado, sob pena de ser a pesquisa considerada não registrada; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada):
A pesquisa será realizada no município de Campos dos Goytacazes-RJ e, conforme previsto no §7º, do art. 2º, da Resolução 23.600, de 12 de dezembro de 2019, o registro da pesquisa será complementado no prazo legal com os dados relativos aos bairros abrangidos pela pesquisa ou a área em que a mesma foi realizada."
Sobre o autor

Christiano Abreu Barbosa

cbarbosa@fmanha.com.br

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Militantes preparam recepção para o presidente Lula em Campos

Uma carreata deve acompanhar a comitiva do presidente, do aeroporto até a UFF

Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR 101, em Campos

Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido

Felipe Melo visita CT e confirma projeto de reestruturação no Americano

Representante do grupo Boston City, Renato Valentim também esteve presente

Luto no samba com falecimento de Dadá do Parque Aurora

Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora

Ex-vereadora Cecília Ribeiro tem casa invadida e roubada em Campos

Foram levados R$ 67.500 em dinheiro, jóias e celulares; durante a ação, Cecília estava na residência com outras mulheres