Marcão Gomes: Um novo levante antivacina?
Marcão Gomes  Deputado federal
Marcão Gomes Deputado federal
Mais uma polêmica envolvendo a pandemia do coronavírus surgiu na última semana nos noticiários do nosso país. Com os avanços das vacinas para imunização da população contra a Covid-19, a polêmica do momento é: vacina obrigatória ou não?
Voltando no tempo, podemos pontuar a revolta da vacina, ocorrida no Rio de Janeiro em 1904. Naquela ocasião, milhares de pessoas estavam internadas com varíola e mesmo sendo obrigatória, parte da população rejeitava a vacina, que era feita a partir de substâncias de vacas doentes. Dessa forma, correu o boato de que quem se vacinava ganhava feições bovina. Não é difícil relacionar este tipo de boataria com os memes que atualmente se alastram como pragas em redes sociais sobre as pesquisas com imunizantes contra a Covid-19. Como resultado, chegou a ser criada a Liga Contra a Vacinação Obrigatória. Isso mesmo, caros leitores. Em poucos dias o caos estava instalado no Rio de Janeiro.
Após um saldo de muitas, prisões, deportados, feridos e 30 mortos em menos de duas semanas de conflitos, a vacinação deixou de ser obrigatória. O médico sanitarista Oswaldo Cruz era o maior defensor da vacinação em massa. Foi ele o responsável por promover profundas transformações no país.
Quatro anos depois, novamente a cidade do Rio de Janeiro foi atingida pela mais violenta epidemia de varíola. E em um episódio contrário à Revolta da Vacina, a população correu para ser vacinada.
Essa breve história para contextualizar nosso atual momento. São muitas as dúvidas sobre o processo de vacinação e até mesmo a confiabilidade da mesma. O fato é que a humanidade aguarda ansiosamente por uma forma de se proteger desse vírus que já ceifou milhões de vidas no mundo.
O fato é que no Brasil a vacinação é lei, mesmo que o descumprimento não tenha grandes sanções. Dependendo do risco sanitário, o Ministério da Saúde pode determinar a obrigatoriedade.
Alguns especialistas no assunto afirmam que não se trata de ‘liberdade’ individual, já que o que está em jogo no momento é a proteção coletiva. E isso deve ser a prioridade quando o assunto é saúde pública.
As questões polêmicas envolvendo a vacinação contra o Covid-19 ainda vão permanecer nos noticiários nos próximos dias, mas acredito que o bom senso vai falar mais alto. Assim que as vacinas estiverem disponíveis, a grande maioria da população vai querer se proteger.
Sigamos em frente!!!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS