Quem buscou uma das agências do Instituto nacional da Seguridade Social (INSS) em Campos, nesta segunda-feira (14), movido pelo anúncio da retomada do atendimento presencial se deparou com um aviso na porta e a indicação para agendar o atendimento por telefone.
Fabiana Francisco da Silva é moradora do Parque Santa Helena, em Guarus, e voltou para casa sem o atendimento.
— Eu vim porque vi que estaria aberto, mas o homem disse que para eu ligar para o 135 — disse ela se referindo ao segurança, única pessoa disponível na unidade do Centro, no edifício Ninho das Águias.
Na agência da 13 de maio, um funcionário, que não quis se identificar, disse que realmente é necessário ligar para o 135. Ele disse também que as perícias deveriam retornar, mas os médicos não retomaram suas atividades.
Marilena de Souza, moradora de Tocos, disse que o número não funciona. “Não adianta, você pode ligar e nunca atendem. E como é que eu posso ser atendida se não atendem para eu marcar?”, indagou a aposentada.
Em nota, o INSS informou que durante a reabertura das agências gradual e segura, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135): "Não haverá atendimento sem agendamento prévio. Essas foram algumas das medidas tomadas para que essa reabertura seja segura para todos, servidores e cidadãos. Para saber quais as agências estão abertas, o segurado pode acessar o site covid.inss.gov.br. O INSS informa ainda que, por enquanto, não haverá retorno da perícia médica federal. O segurado que tinha agendamento para avaliação pericial deve desconsiderar e proceder com a remarcação pelo Meu INSS e telefone 135".