Primeira diretoria do Fórum de Cultura do Norte Fluminense será eleita nesta segunda
Matheus Berriel 26/09/2020 15:13 - Atualizado em 26/09/2020 15:40
A professora e agente cultural Kátia Macabu, de Campos, deve ser confirmada na próxima segunda-feira (28) como primeira presidente do Fórum Regional de Cultura do Norte Fluminense. Ela é a única candidata inscrita para concorrer ao cargo na eleição, a ser realizada virtualmente, via Google Meet, a partir das 19h. Há 40 eleitores cadastrados, de Campos, Macaé, Quissamã, São Fidélis e São João da Barra, que também vão eleger vice-presidentes e secretárias. Para a eleição ser válida, é necessário haver participação de representantes de exatamente de cinco dos nove municípios da região.
Diretora do Grupo Nós de Teatro e conselheira municipal de cultura em Campos, foi Kátia Macabu quem liderou o movimento pela criação do fórum. “O fato de eu ter ciência de que, das 10 regiões do estado, apenas o Norte Fluminense e a Região Metropolitana não tinham seus fóruns instalados foi a minha grande motivação para iniciar essa mobilização", disse à Folha da Manhã em matéria publicada no último dia 12."Elaborei um questionário virtual e publiquei em minhas redes sociais. As pessoas começaram a responder. Fui entrando em contato com elas e pedindo que indicassem outros trabalhadores, pesquisadores e gestores de cultura".
A mobilização foi impulsionada muito em virtude do interesse da classe no acesso ao auxílio emergencial federal via Lei Aldir Blanc, voltada a beneficiar produtores de arte e cultura que tiveram a renda afetada com a interrupção de suas atividades em razão da pandemia de Covid-19. Três reuniões foram realizadas em agosto, via Google Meet, além de uma pré-conferência no dia 12 de setembro.
Os fóruns regionais têm os papéis de contribuir para as estratégias de implantação de diretrizes da política estadual de cultura e analisar relatórios de gestão dos planos setoriais. Outra função é a de eleger os representantes titulares e suplentes da sociedade civil dos segmentos para o Conselho Estadual de Política Cultural, além de propor diretrizes para a elaboração dos planos regionais de cultura.
A eleição de segunda-feira será acompanhada por representantes da secretaria especial de Cultura do Ministério do Turismo; da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa; da comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj); e das Câmaras dos Vereadores de Campos e Macaé.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS