Matheus Berriel
04/09/2020 13:31 - Atualizado em 05/09/2020 12:32
Pelo terceiro ano seguido, Campos terá uma programação própria no Pint of Science, evento internacional que tem como objetivo compartilhar desenvolvimentos científicos. Por conta da pandemia da Covid-19, o festival será on-line em 2020, com palestras e debates em lives de terça (8) a quinta-feira (10). Na planície goitacá, a realização é da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com participação de representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Instituto Federal Fluminense (IFF).
— É uma edição especial. Sendo on-line, o evento possibilitou trazer mais pessoas de outras cidades. Além disso, como o país inteiro tem acesso a essas lives, e serão muitas acontecendo de forma simultânea, reunimos um grupo de coordenadores de cidades dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e decidimos fazer o evento juntos. Teremos conosco palestrantes e participantes de outras oito cidades. Logo, a troca será muito maior — disse a coordenadora local do Pint of Science, Aline Intorne, que é professora do Centro de Biociências e Biotecnologia da Uenf.
Uma das novidades da edição 2020 será o Pint of Milk, voltado a crianças e adolescentes. Entre as atrações, estão contações de histórias com temáticas voltadas para o meio ambiente e as bactérias. O IFF abrirá o festival com uma conversa sobre o universo dos esportes eletrônicos, às 9h de terça. Toda a programação infanto-juvenil será transmitida no canal da rádio IFF Educativa no YouTube.
— Traremos jogadores, contadores de história, tudo junto e misturado, com muito ciência para esse público. E temos sido recebidos com alegria pelas escolas que contactamos, outros municípios têm nos procurado. Estamos super animados. É importante fazer isso, mesmo enfrentando uma pandemia, porque o público quer ciência, e são os pesquisadores que vão trazer a solução para os nossos problemas. Acho que nunca antes a população se viu tão sedenta de conhecimento científico como agora. Por isso, recebemos com muita empolgação a proposta dessa edição on-line feita pela organização internacional do evento — comentou Aline Intorne. A definição dos participantes do festival se deu após um período de inscrições.
As transmissões dos eventos voltados ao público adultos foram divididas em vários canais. É possível acessar a atração desejada através do site pintofscience.com.br/events/camposgoytacazes, onde também está disponível a agenda completa desta edição.
Professor da Uenf desde 2010, Thiago Venâncio será um dos palestrantes sobre “Tecnologias na ciência”, junto a Jonnathan Carvalho, Mariza Ferro e Douglas Alexandre Vieira. A live acontecerá na quarta-feira, a partir das 18h.
— É uma temática muito importante e relevante nos dias atuais. Vivemos no mundo da informação, onde dados são coletados em tempo real em praticamente todas as áreas da vida cotidiana. Estes dados, em larga-escala (ou big data), são analisados intensamente por diversos cientistas, em busca de novas descobertas que resultem na geração de conhecimento e progresso tecnológico. Particularmente, eu vou abordar os dados de sequenciamento de DNA e as análises de bioinformática realizadas em seu processamento, bem como as suas potenciais implicações na vida cotidiana — adiantou Thiago.
O Pint of Science foi idealizado em 2012 por um grupo de pesquisadores no Reino Unido. A partir da edição inaugural, em maio de 2013, profissionais de outros países demonstraram interesse pelo festival, que se internacionalizou em mesas de bares e restaurantes. No Brasil, Campos participou das edições de 2018 e 2019, com representantes de várias universidades locais. Para 2020, além da edição nacional, com o tema “Investimento ou morte”, o Pint of Science Brasil terá programações em 73 municípios de todas as regiões do país.