Nesta segunda-feira (31), o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, determinou a liberdade provisória de Dario Messer em substituição a duas prisões preventivas em processos referentes as operações Patrón e Câmbio desligo. O magistrado estabeleceu apenas que o "doleiro dos doleiros" fique proibido de manter contato com os demais investigados, à exceção de seus familiares; e de se ausentar do país, devendo seus passaportes serem apreendidos. Dario é casado com a filha da ex-deputada federal Alcione Athayde, prima do ex-governador Anthony Garotinho, Myra de Oliveira Athayde.
A decisão de Bretas vem após um requerimento do Ministério Público Federal (MPF) para substituir a prisão por medidas cautelares de apreensão de passaporte, autorização prévia para viagem internacional, comunicação de viagem nacional, uso de tornozeleira eletrônica e obrigação de recolhimento noturno.
No despacho, o juiz destacou o comportamento de Messer, “que passou a ser o de colaborar com a Justiça, o que se depreende não apenas da celebração do acordo de colaboração premiada, mas também das inúmeras manifestações nas quais o acusado comunica ao juízo a saída de sua residência para tratamento médico, em ambos os processos, desde que foi colocado em prisão domiciliar."