A Câmara de São João da Barra aprovou, nesta terça-feira (18), dois projetos de lei que homenageiam ilustres cidadãos com nomes de trechos de ruas, ambos falecidos em maio deste ano. São eles: o servidor do Legislativo, Antonio Carlos de Souza Gomes (mais conhecido como Toninho 10) e o músico Osvaldo Américo Ribeiro de Freitas (carinhosamente chamado de Dom Américo e Osvaldão).
O projeto de lei nº 042/2020, de autoria dos vereadores Aluizio Siqueira e Alex Firme, denomina de Antonio Carlos de Souza Gomes o trecho da rua Coronel Teixeira que se inicia na rua João Francisco de Almeida com seu término na rua João Manoel Alves, perto do antigo grupo escolar Alberto Torres, na Sede. “Esse projeto de lei vem homenagear nosso saudoso colega de trabalho (e seus familiares), funcionário desta Casa por tantos anos e nosso amigo”, disse Alex. “Fizemos essa homenagem mais do que merecida, com a colocação de seu nome neste trecho de rua ali perto da casa dele e da Santa Casa para que o nosso amigo fique eternizado em nosso município”, acrescentou Aluizio.
Já o projeto de lei nº 043/2020, do vereador Aluizio, denomina de Osvaldo Américo Ribeiro de Freitas o trecho da BR 356 que se inicia na Curva de Peneirinha com seu término na chegada de Atafona. “Fiz essa homenagem a esse saudoso e grande amigo, professor, músico brilhante que tantas festas e carnavais animou em nosso município”, destacou Aluizio.
Bastante querido e conhecido na Sede do município, o sanjoanense Toninho 10 trabalhou na Câmara por cerca de 35 anos. O tricolor, que nunca escondeu o amor pelo time, morreu no dia 12 de maio, vítima da Covid-19. Dom Américo, que é campista, morreu no dia 25 de maio, por falência múltipla dos órgãos. Com 50 anos de carreira musical, tornou-se conhecido em toda a região. Ano passado, ao participar de um evento na Câmara, contou que iniciou sua trajetória em São João da Barra, no Clube Congos. “Costumo dizer que sou um sanjoanense metido a campista”, disse na ocasião.