Os shoppings e o comércio em geral foram liberados para funcionar nesta quinta-feira (6), feriado municipal pelo Dia do Santíssimo Salvador, em Campos. A autorização foi publicada em edição suplementar do Diário Oficial na quarta (5).
— A liberação atende pleito do comércio para abertura em uma importante data para o setor que é o Dia dos Pais. O prefeito Rafael Diniz sensível ao momento econômico, em virtude do tempo que o setor ficou fechado, mas também atento ao combate ao novo coronavírus, autorizou a abertura neste dia, após a verificação com a Vigilância em Saúde de que não haverá prejuízo às medidas de controle adotadas — frisou o subsecretário geral de Governo e integrante do gabinete de crise para enfrentamento ao novo coronavírus, Fábio Bastos.
Pelo decreto, assinado pelo prefeito Rafael Diniz (Cidadania) podem funcionar todos os estabelecimentos autorizados no nível 3, fase amarela do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais — “Campos Daqui Para Frente”.
O comércio pode funcionar de 8h às 18h, e os shoppings, no mesmo horário ou de 12h às 22h. Todas as medidas de controle sanitário — disponibilidade de álcool gel, medição de temperatura e uso obrigatório de máscara — deverm ser mantidas. A força-tarefa de combate ao novo coronavírus estará nas ruas.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), José Francisco Rodrigues, a decisão foi acertada:
— A abertura do comércio no feriado de São Salvador já estava prevista na convenção que assinamos há algum tempo, desde que o empregador pague uma compensação ao funcionário. De qualquer maneira, é uma medida acertada, já que os bancos e repartições públicas não terão expediente neste dia, e se trata de uma boa oportunidade que o comerciante tem de mostrar suas vitrines, tendo em vista também a proximidade de um dia importante no calendário comercial que é o Dia dos Pais, neste domingo (9).
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos, Leonardo Castro de Abreu, disse que a medida é oportuna para recuperar as perdas do período da pandemia, que fechou as lojas por mais de 100 dias. “O momento é de trabalho, temos que aproveitar a oportunidade também para fomentar as vendas para o Dia dos Pais”.
Foi ressaltado pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo), Roberto Viana, que, para o funcionamento do comércio, “é exigido o cumprimento das exigências do decreto municipal 118/2020 e da convenção coletiva, que estabelece protocolos de segurança como o distanciamento, assim como uso de máscara e álcool gel. E o acesso do cliente às lojas também deve ser monitorado por aparelhos que afere a temperatura”.