Expectativa com o Dia dos Pais para aliviar lojistas
Paulo Renato Pinto Porto - Atualizado em 01/08/2020 09:00
Movimento no Centro de Campos
Movimento no Centro de Campos / Genilson Pessanha
O comércio campista prevê um reaquecimento das vendas no Dia dos Pais, uma das datas promocionais mais importantes do calendário lojista, no próximo dia 09. Mas, diante da Covid-19, que causou estragos na economia e gerou milhares de desempregados, a estimativa de movimento ficará bem abaixo do ano passado.
— Mas estamos ainda confiantes porque é um momento de celebração da vida, já que muitos pais não sobreviveram à pandemia. Muitos perderam parentes, amigos ou conhecidos, mas estamos vivos, conseguimos sobreviver à pandemia, e este é o momento do filho presentear não apenas para reforçar o afeto pelos pais, mas também para celebrar a vida do seu herói— disse o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Campos), José Francisco Rodrigues.
— Apesar desta pandemia estamos confiantes porque se trata de uma data importante do calendário. No Dia das Mães e dos Namorados estávamos sob um lockdown e o comércio ficou muito prejudicado. Mas agora com a reabertura das lojas e os shoppings funcionando, com todos os cuidados e precauções quanto aos protocolos sanitários, esperamos um bom movimento.
Rodrigues aposta que após um longo período de distanciamento social, o próximo Dia dos Pais, tem um aspecto especial diante das perdas causadas pela pandemia “Com este distanciamento social, creio que será o momento oportuno para que haja mais um motivo para presentear e celebrar este reencontro”.
O presidente da CDL frisa que o crescimento das vendas on-line irão potencializar o movimento no Dia dos Pais. “A própria CDL criou uma plataforma onde o cliente encontra os canais de vendas de produtos on-line, a fim de auxiliar o lojista neste tipo de comercialização que se amplia”.
O dirigente lojista frisou que, a exemplo do que ocorre em todo país, “Campos está passando por uma fase muito difícil, com a soma de muitos desempregados e outros tantos que perderam renda com a pandemia, mas mesmo assim creio que as pessoas não vão deixar de manter este hábito tradicional e sempre irão reservar um dinheirinho para presentear o seu pai”.
Momento de iniciar a rota de recuperação
Já o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Castro Abreu, também ressaltou que o Dia dos Pais é uma grande oportunidade para a recuperação das vendas no comércio e garantir o emprego dos funcionários. “O comércio tem enfrentado uma de suas piores crises nos últimos 50 anos, mas é hora de começar a recuperação. E os empresários têm buscado resistir à crise, se utilizando de estratégias nestas datas promocionais, preparando promoções para incentivar as vendas e, diante da pandemia, respeitando os protocolos de saúde pública”.
Abreu também concorda que o empresário campista vem se adaptando ao “novo normal com as vendas on-line e os serviços de entrega como estratégia para alavancar as vendas em sintonia com o novo comportamento de grande parte do público consumidor”.
O Sindicato do Comércio Varejista de Campos tem expectativa de que o gasto médio com presente para este ano seja de R$ 90, ou seja, R$ 60 a menos do que foi gasto na data em 2019.
Data mexe com lojista, mas cenário é adverso
Expectativa dos lojistas é alta com data comemorativa
Expectativa dos lojistas é alta com data comemorativa / Genilson Pessanha
Para o presidente da Carjopa (Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa), Expedito Coleto, o Dia dos Pais “sempre mexe com as expectativas do comércio lojista”, mas fez ressalvas diante da realidade adversa.
— Vivemos uma situação atípica, no momento em que o comércio acaba de reabrir as portas após 120 dias de inatividade em razão da pandemia. Na semana que vem devemos ter a reabertura dos bares e restaurantes. Mas há pouco dinheiro circulando na praça”, analisa.
Expedito enumerou outras circunstâncias que contribuem para um quadro de incertezas. “A circulação de pessoas no Centro não é a mesma dos tempos normais. Há muitos que perderam o emprego, o cenário é de dificuldades para o consumidor, mas também para o comerciante. Muitas lojas não tiveram condições de reabrir, outras retornaram com um movimento de 40 a 50% menor, outras com 30 a 40%. Há ainda um cenário de incertezas — avaliou.
Em âmbito nacional, mesmo com os efeitos da crise, 58% dos brasileiros pretendem presentear no Dia dos Pais este ano, o que significa que 91,2 milhões de consumidores devem ir às compras. É o que aponta pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de dirigentes Lojistas). A data deve movimentar R$ 17,9 bilhões na economia.
Apesar de representar uma queda de 9% nas intensões de compra em comparação ao ano passado, a data deve movimentar R$ 17,9 bilhões na economia

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