Ethmar Filho: Selvageria indomável
Ethmar Filho 17/07/2020 21:12 - Atualizado em 24/07/2020 18:36
Grieg é um daqueles compositores que parecem entender de como modificar a vida das pessoas através da música. A música muitas vezes exerce uma função mágica no imaginário de alguns. Eu me tomo como exemplo porque, apesar de não estar na cabeça das pessoas e saber o que muitas me dizem a respeito da transformação cerebral que algumas músicas ou alguns autores promovem nelas, a música me transforma e me envia para lugares e situações indescritíveis. Principalmente quando são associadas às imagens, como é o caso das trilhas sonoras de cinema. Tive que parar de assistir o filme “Era uma vez na América”, porque Ennio Morricone, autor da trilha sonora, me puxou para dentro do filme e eu não dei conta de conviver com a situação abordada pelo roteiro. Uma verdadeira explosão do universo lúdico adulto que tem a massa sovada na infância.
Mas é como o paladar. Se não houver o que provar, não vai haver gosto. Sim mas, em 1901, Edward Grieg, grande compositor norueguês, recebe uma carta do "mestre violinista" Knut Dahle, de Telemark, pedindo-lhe que assegure que as velhas melodias de violino sejam preservadas para a posteridade. Knut Dahle toca para o violinista e compositor Johan Halvorsen, que grava as notas de dezessete melodias. Grieg as recebe com grande entusiasmo e deseja adaptá-las para piano. Ele escreve: “Isso me interessa muito, mas é um trabalho infernal”. Ele tem imenso respeito pelo material e diz: “Como seria fácil tirar o brilho deles! Especialmente aqui é imperativo que as percepções de uma pessoa sejam mais nítidas”. Ainda assim, ele consegue, e empregando uma abordagem inovadora, adapta as melodias às composições para piano. No prólogo, ele escreve: "Aqueles que têm sensibilidade para esses sons serão hipnotizados por sua grande originalidade, sua fusão é de uma delicadeza fina com imensa energia e selvageria indomável".
As longas e, muitas vezes, enervantes viagens e os espetáculos de concertos exigentes cobraram seu preço a Edward Grieg; nos últimos anos, a saúde de Grieg diminui. Ele é um visitante freqüente de resorts de saúde e constantemente lista novos médicos e medicamentos na esperança de melhorar. "Todas as doenças ao mesmo tempo são furiosas dentro de mim da melhor forma possível", escreve ele. Mesmo os médicos mais habilidosos podem fazer pouco por sua saúde esgotada. No entanto, a vida também tem seu lado brilhante. Em 15 de junho de 1903, Grieg comemora seu 60º aniversário. Toda a Noruega, assim como outros países, participa da grande festa que dura vários dias. Em sua cidade natal, ele é presenteado com concertos ao ar livre e excursões para Floyen, e a orquestra do The National Theatre chega com força total de Kristiania para um concerto no festival, no qual Johan Halvorsen e o próprio Grieg se apresentam. Em Troldhaugen, centenas de pessoas se reúnem em clima de verão deslumbrante. Entre os presentes um magnífico piano de concerto.
A música de Grieg parece mágica. Um misto de genialidade infantil e atmosfera lúdica envolvente. A dissolução da união da Noruega com a Suécia é uma questão que o envolveu profundamente e, na véspera do Ano Novo de 1905, ele escreve em seu diário: “... sem os sonhos juvenis que este ano se realizaram, minha arte não teria seu devido lugar.” Cada vez mais atormentado pela doença, Grieg surpreendentemente ainda encontra energia para compor. Em 1906, ele produz seu último trabalho importante, a poderosa composição coral “Four Salmos”, em “adaptação livre das canções folclóricas de Lindeman”. À medida que a primavera avança, a saúde de Grieg piora, e em Copenhague e Kristiania ele é levado ao hospital. O outono no oeste da Noruega está excepcionalmente úmido este ano, e em casa, em Troldhaugen, isso agrava consideravelmente sua condição física. O corpo frágil e exausto não aguenta mais; em 4 de setembro de 1907, a vida de Edvard Grieg termina. A música que ele criou sempre será um maravilhoso legado para todos nós.

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