Já imaginou olhar para a tela do celular ou tablet e ver todos os detalhes de um carro na sua sala de estar, na garagem ou até mesmo no quarto? E se, mais que olhar, você pudesse configurar o veículo, escolhendo versões, cor da carroceria e as rodas? Essa é a nova realidade para quem deseja conhecer o novo Nivus, recém-lançado pela Volkswagen. Junto ao anúncio da pré-venda do modelo, no final de junho, foi lançado o aplicativo Volkswagen Experience, que utiliza a realidade aumentada para projetar o Nivus, seja em miniatura ou em tamanho real, permitindo a interação com o veículo. O aplicativo está disponível gratuitamente para as plataformas iOS e Android, e, após ser instalado, funciona mesmo sem acesso à internet. O Nivus chega às concessionárias do Brasil em agosto, com as versões Comfortline 200 TSI por R$ 85.890 e Highline 200 TSI por R$ 98.290.
— É mais um dispositivo de conveniência para o cliente, que passa a ter uma forma diferenciada de ver um carro. É possível, por exemplo, ver como o Nivus fica na vaga de garagem da casa do cliente. Na verdade, o consumidor pode visualizar o carro em qualquer superfície plana, seja em uma mesa de jantar ou na varanda. O Volkswagen Experience vem para complementar as várias ferramentas digitais que a Volkswagen oferece, como o DDX, o Meu VW, tornando a digitalização na marca ainda mais robusta — afirmou o gerente executivo de digitalização e novos modelos de negócio da Volkswagen América Latina, Fábio Rabelo.
Além de escolher a proporção que o carro aparece na tela, o aplicativo permite abrir virtualmente todas as portas, o capô e o porta-malas. A interação no interior do veículo segue a mesma usabilidade da parte externa, permitindo a exploração de itens como o volante, o painel digital Active Info Display e o VW Play. O sistema dá uma visão de 360º da cabine e conta com marcações em azul nos locais com informações adicionais. Em outra funcionalidade, o VW AR oferece ainda a opção de colocar o Nivus configurado em movimento, como a realização de uma manobra em vaga de estacionamento.
O menu na tela principal do aplicativo traz cinco atalhos: “Versões”, “Rodas”, “Cor”, “Raio-x” e “Tenho interesse”. Na primeira, o cliente pode escolher entre as versões Comfortline e Highline, e, ao trocar de uma para outra, visualizar todas as mudanças de níveis de equipamentos. No ícone “rodas”, são exibidas as opções de tamanho e estilo disponíveis. Na aba “cores”, há seis as tonalidades. No “raio-x”, é exposta a base estrutural do Nivus, como localização dos airbags e exposição da área de proteção destes quando acionados.
Encerrada a configuração do modelo, o cliente interessado em outras informações ou em realizar a compra deve acessar a aba “tenho interesse”. Os dados preenchidos serão enviados a um concessionário que, por sua vez, entrará em contato com o interessado.
Pré-venda — O primeiro lote de pré-venda do Nivus, com 1.200 unidades, foi rapidamente esgotado. Na terça-feira (30), a Volkswagen liberou um lote adicional de mil unidades para pré-venda exclusiva em sua rede de concessionárias. Os benefícios são: um ano de seguro gratuito pela Porto Seguro (independente do perfil do segurado); um ano de mensalidade do tag Sem Parar; e um ano do aplicativo de audiobook 12 Minutos. A Volkswagen Financial Services mantém ainda a condição especial que permite que o cliente fique um ano sem pagar parcelas (carência de 12 meses para início dos pagamentos, 35 parcelas regulares e uma parcela final de 30%, com taxa de 1,09%).
— Ficamos muito felizes com o resultado da pré-venda, que alcançou 1.200 unidades do VW Nivus comercializadas em poucas horas. Em função deste sucesso, decidimos estender os benefícios em um lote extra, para que mais clientes pudessem desfrutar destas vantagens — comentou o vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil, Gustavo Schmidt.