Biblioteca, Mercado Municipal, Posto Agropecuário e secretaria de Transportes de São Fidélis têm energia cortada
Matheus Berriel 29/06/2020 21:15 - Atualizado em 31/07/2020 19:20
Biblioteca e Museu de São Fidélis
Biblioteca e Museu de São Fidélis / Raíssa Teles Bicock - Divulgação
Pelo menos quatro prédios públicos de São Fidélis tiveram a energia cortada nesta segunda-feira (29) por falta de pagamento. A Enel Distribuição Rio confirmou ter interrompido o fornecimento do serviço no Solar Barão de Villa Flor, que sedia a secretaria municipal de Cultura e onde funcionam também a Biblioteca Municipal Corina Peixoto de Araújo; no antigo prédio da secretaria de Obras, atualmente abrigando a secretaria de Transportes; no Mercado Municipal e no Posto Agropecuário, este localizado no Parque de Exposições da cidade. A Folha apurou ter havido ainda corte na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), não confirmado pela concessionária, mas sim pela Prefeitura.
De acordo com a Enel, já foram pagas nesta segunda-feira as contas do Posto Agropecuário e do Mercado Municipal, de valores não divulgados, e  o serviço em ambos os locais será restabelecido nesta terça (30). A concessionária informou na mesma nota que "somente tomou a decisão de efetuar os cortes após diversas tentativas de negociação da dívida com a Prefeitura", e que "os cortes foram precedidos de notificação, estando de acordo com a Resolução nº 878/2020 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que dispõe de várias diretrizes de condutas a serem adotadas pelas concessionárias de energia elétrica em todo território nacional durante o cenário envolvendo o avanço da Covid-19 no país".
Também em nota, a secretaria de Comunicação de São Fidélis alegou ter havido um problema causado por alteração no protocolo de entrega das contas. "Foi alterado o setor responsável pelo recebimento e processamento das faturas desde o mês de maio desse ano. Ocorre que as faturas das medições dos meses de março e abril acabaram não sendo entregues no novo setor, que é a própria secretaria de Fazenda, agora responsável pela distribuição das faturas", informa a nota. "De toda forma, as faturas do Mercado Municipal, da Apae, do Parque de Exposições e da Biblioteca Municipal já foram pagas, e já foi solicitado o restabelecimento do fornecimento de energia ainda na tarde do dia 29 (esta segunda)", complementa.
Ainda segundo a Prefeitura, a conta da secretaria de Transportes será paga nesta terça (30).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS