América do Sul é o novo epicentro da Covid-19 e Brasil o país mais afetado
22/05/2020 16:36 - Atualizado em 30/07/2020 18:05
A América do Sul é o novo epicentro da pandemia de Covid-19, declarou, nesta sexta-feira (22), o diretor do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan. O país registrou novo recorde de mortes diárias nessa quinta-feira (21), com 1.188 mortes. O Brasil já soma mais de 20 mil óbitos em consequência da doença causada pelo novo coronavírus.
— A maioria dos casos é da região de São Paulo, mas também Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas, Pernambuco estão sendo afetados. Mas em termos de taxas de ataque, as mais altas estão, na verdade, no Amazonas: cerca de 490 pessoas infectadas para cada 100 mil habitantes, que é uma taxa de ataque bem alta — comentou Ryan.
O diretor de emergências reforçou, também, que a organização não recomenda o uso da cloroquina ou da hidroxicloroquina para tratar a doença. “Nós também notamos que o governo do Brasil aprovou a hidroxicloroquina para uso mais amplo, mas ressaltamos que nossas revisões clínicas sistemáticas atuais realizadas pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a evidência clínica atual não apoiam o uso generalizado de hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19, não até que ensaios [clínicos] sejam concluídos e nós tenhamos resultados claros”, destacou.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS