Com um caso de Covid-19 a cada 192 habitantes, São Fidélis volta a flexibilizar funcionamento do comércio a partir de segunda-feira
Matheus Berriel 29/05/2020 18:31 - Atualizado em 12/08/2020 21:17
Município com o maior índice proporcional de casos confirmados de Covid-19 no Norte e Noroeste Fluminenses, um a cada 192,3 habitantes, São Fidélis terá o funcionamento do comércio flexibilizado a partir de segunda-feira (1º). O decreto 3.856 foi publicado nesta quinta (29) pelo prefeito Amarildo Alcântara (Solidariedade).
Pelo novo decreto, ficam permitidas a retirada no local (drive-thru) e a entrega em domicílio (delivery) para bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos congêneres. Continuam suspensas as atividades em academias de ginástica e similares. Atendimentos em salões de beleza e serviços de esteticista, manicures, barbearias e congêneres devem ser previamente agendados, sendo vetada a espera no ambiente. Supermercados e mercados de menor porte poderão abrir de segunda a sábado, das 7h às 21h, aos domingos e feriados, das 7h às 13h. Está autorizado o funcionamento de feiras livres que comercializem produtos de gênero alimentício, desde que seja mantido distanciamento entre as barracas e que os feirantes sigam as recomendações de higiene e limpeza.
— A pandemia ainda se encontra instalada no nosso município. A pandemia ainda existe. Mas, pelo bom trabalho que a nossa equipe de Saúde vem fazendo na cidade, a gente está tendo um controle. Você pode observar no nosso quadro de informação, a gente tem um quantitativo de cura muito elevado. Por isso, a gente decidiu por esse decreto — afirmou o prefeito Amarildo Alcântara em vídeo na página da Prefeitura no Facebook.
Nos estabelecimentos comerciais e nas feiras livres, deve haver distanciamento mínimo de dois metros entre pessoas atendidas no interior dos estabelecimentos. Caberá aos comerciantes criar mecanismos para gerenciar filas e evitar aglomerações e assegurar que os clientes higienizem as mãos antes de entrarem no estabelecimento, além de intensificar as ações de higiene e limpeza, disponibilizar e exigir o uso de máscaras aos funcionários, possibilitar o afastamento temporário de colaboradores que integrem o grupo de risco da Covid-19, afastar funcionários com sintomas da doença e encaminhá-los a atendimento médico.
São Fidélis tem atualmente 201 casos confirmados e seis casos suspeitos de Covid-19, com 10 mortes confirmadas e uma em investigação. O número de curados pelo boletim desta sexta é de 165, com 26 ainda infectados pelo novo coronavírus — o menor número de contaminados desde o dia 6 de maio. Entre pacientes monitorados, sete estão em isolamento hospitalar, e 24 em isolamento domiciliar.
— Peço encarecidamente que vocês, comerciantes, entendam, continuem fazendo o que a gente está pedindo no decreto, porque depende de vocês. Se vocês ajudarem, com certeza, a coisa só vai melhorar, e as coisas só vão se tornar mais fácil para a gente, no futuro, fazer coisas melhores ainda. A gente está flexibilizando porque entende que tem a pandemia de saúde, mas a saúde da nossa economia também nós temos que salvar, não podemos ter duas pandemias juntas — declarou o prefeito fidelense.
No vídeo, Amarildo ressaltou que a população não deve entender a flexibilização do funcionamento do como o fim do isolamento social no município.
— Não estamos pedindo para ir para a rua. Fiquem em casa. A gente está aqui pensando em vocês. Mas, a gente também precisa salvar o nosso comércio dessa pandemia, dessa crise que vai se instalar se a gente não fizer alguma coisa — disse.
Durante a pandemia do novo coronavírus, o comércio de São Fidélis foi fechado por três vezes, sendo mantidos apenas os serviços considerados essenciais. O fechamento mais recente, no último dia 13, deveu-se à determinação do desembargador José Carlos Paes, da 14ª Vara Civel do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, após agravo interposto pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro contra a decisão do Juízo da 2ª Vara da Comarca de São Fidélis. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS