Com menos de 11 mil habitantes, o município de Trajano de Moraes, na Região Serrana do Rio de Janeiro, teve confirmado o primeiro caso de coronavírus nesta sexta-feira (29). A vítima é um morador do distrito de Visconde do Imbé. Com isso, o estado tem 100% de seus municípios com casos de Covid-19. De acordo com dados da secretaria estadual de Saúde, o Rio tem 47.953 casos confirmados e 5.079 óbitos por Coronavírus. Há ainda 1.315 óbitos em investigação e 260 foram descartados.
A informação foi divulgada pelo prefeito Rodrigo Viana, em sua rede social. De acordo com o prefeito, o paciente testado positivo está sendo monitorado. Rodrigo Viana reforçou a necessidade de respeitar as medidas que o município vem decretando para evitar a disseminação da doença.
De acordo com a secretaria municipal de Saúde de Trajano de Morais, o paciente é um homem jovem, que se recupera bem. O município informa ainda que membros da família dele estão isolados,cumprindo quarentena.
A secretaria esclareceu que os casos e óbitos registrados no boletim não ocorreram nas últimas 24 horas. Nas últimas semanas, a capacidade de testagem do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) e laboratórios parceiros dobraram, passando de 900 para até 1.800 amostras analisadas por dia. Casos e óbitos também podem ser confirmados por critérios clínico-laboratoriais, ou por exames em laboratórios privados habilitados.