Aviso emitido pela Marinha do Brasil informa que deve atingir o ápice nesta quinta-feira (28) a ressaca que nesta quarta (27) atingiu o litoral das regiões Sul e Sudeste do país, chegando ao Cabo de São Thomé, em Campos. O “alerta máximo” em relação às fortes ondas de até três metros deve ser observado em especial pelos pescadores, que nessas condições normalmente são aconselhados a permanecer em terra até a ressaca passar.
A coordenadoria de Defesa Civil municipal deixou em alerta um funcionário que mora em Farol de São Thomé para acompanhar a situação na área nas próximas horas. Também acionou a secretaria municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, que já enviou para o balneário campista uma máquina retro-niveladora com operador, para o caso de necessidade de qualquer intervenção, se as ondas causarem estragos na orla.
O mar está agitado por ventos de um ciclone extratropical que se desloca pela costa da região Sul, mas o movimento da massa de ar é de afastamento do Brasil. A previsão é de que a ressaca comece a perder força rapidamente nesta sexta (29) e tudo esteja normalizado já no sábado (30).
Fonte: Prefeitura de Campos