O prefeito de Cambuci, Agnaldinho (MDB), anunciou na noite desta sexta-feira (15) o decreto de lockdown no município. A medida começa a valer neste sábado (16) e vale até 31 de maio. Com mais dois casos confirmados de coronavírus, são 15 pacientes com doença na cidade, que será a primeira do Noroeste Fluminense a adotar o bloqueio total. O prefeito de Campos, Rafael Diniz (Cidadania), também anunciou a adoção da medida a partir de segunda-feira (18).
Entre as restrições impostas, está a proibição de circulação nas ruas de qualquer pessoa – com exceção de profissionais que atuam nos serviços de saúde e demais servidores públicos em serviço – das 23h às 5h. Além disso, também serão criadas barreiras sanitárias em alguns pontos do município.
Nos demais horários, as pessoas só poderão sair de suas casas para trabalho em atividades consideradas essenciais ou para compra de alimentos e produtos farmacêuticos. Os agentes de segurança do município estão autorizados a abordarem quem estiver nas ruas, que deverá apresentar documento e comprovação de que trabalha em algum serviço essencial ou de que vai a um mercado ou farmácia. A multa para quem descumprir as determinações será de R$ 131,7.
Em um vídeo postado nas redes sociais, Agnaldinho justifica a adoção da medida extrema por causa do desrespeito das medidas de isolamento por parte da população e fato de todos os distritos do município já ter casos confirmados da doença.