Norte e Noroeste somam 40 óbitos e 832 casos confirmados de Covid-19
Paula Vigneron 11/05/2020 13:03 - Atualizado em 11/05/2020 23:24
Municípios do Norte e Noroeste Fluminense apresentaram aumento no número de mortes e de casos positivos de coronavírus nesta segunda-feira (11). As prefeituras de Campos, Miracema e Macaé confirmaram novos óbitos causados por Covid-19, além de outros casos positivos da doença. Conceição de Macabu investiga a primeira morte suspeita na cidade. Casos positivos também foram diagnosticados em São Fidélis, São João da Barra, Cardoso Moreira, São José de Ubá, Quissamã, Porciúncula, Italva, Cambuci e Bom Jesus do Itabapoana. As regiões somam 40 óbitos, 832 casos confirmados e 2.283 suspeitos.
A Prefeitura de Campos confirmou, na noite desta segunda-feira, mais uma morte em decorrência da Covid-19, chegando a dez no município, que ainda investiga outras seis com sintomas suspeitos da doença. De acordo com o governo municipal, trata-se de um idoso de 78 anos, que tinha diabetes, hipertensão arterial e insuficiência renal crônica. No último sábado (9), o município perdeu o advogado Fábio Lontra Costa, 9ª vítima fatal da Covid-19 na cidade.
O boletim epidemiológico desta segunda também trouxe mais 18 casos positivos de coronavírus, somando 197 no município. A Prefeitura acompanha 554 pacientes com sintomas similares do vírus. Até o momento, após exames, 48 casos já foram descartados. Também nesta segunda-feira, a Prefeitura publicou novas medidas de endurecimento do isolamento social, para achatar a curva de crescimento de novos casos de coronavírus em Campos.
Macaé confirmou a 15ª morte por coronavírus registrada no município. A vítima era um homem, de 85 anos, que apresentava comorbidades. Não foram informados detalhes sobre as doenças preexistentes. A cidade também apresentou aumento no número de casos confirmados nesta segunda-feira (11): de 265 para 278. Destes, 90 estão recuperados.
Em novo boletim epidemiológico desta segunda-feira, Miracema confirmou o segundo óbito em decorrência do novo coronavírus. O município já registrou sete casos positivos da doença e acompanha 87 pacientes com sintomas suspeitos de Covid-19.
A secretaria de Saúde de Conceição de Macabu informou, em comunicado oficial, que um paciente morreu, na madrugada desta segunda-feira (11), no Hospital Municipal Ana Moreira, onde estava internado com suspeita de coronavírus. A vítima, de acordo com o órgão, não tinha o tempo mínimo de sintomas recomendado para a realização do teste rápido. Ele passou por coleta de material para exame, que foi enviado ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ). O município aguarda o resultado. A cidade também registrou aumento nos casos positivos, chegando a 28 confirmações de Covid-19.
O mais recente boletim da Prefeitura de São João da Barra, desta segunda-feira, informa que o município tem 31 casos de coronavírus confirmados. Entre eles, há um óbito, além de 13 pacientes considerados curados. No município, atualmente, são 17 infectados acompanhados pela secretaria de Saúde, que ainda investiga 29 casos suspeitos, entre eles um óbito. Entre casos confirmados e suspeitos, três pacientes estão internados. Os demais, 42, estão sendo acompanhados em isolamento domiciliar.
São Fidélis superou nesta segunda-feira a marca de 100 casos confirmados de Covid-19. Com os oito novos casos presentes no boletim divulgado pela Prefeitura, o município totaliza agora 101. Destes, 55 já estão recuperados, representando um aumento de 13 curas. Ainda há 42 pacientes infectados, além dos quatro óbitos confirmados. O município também contabiliza 12 casos suspeitos e 25 descartados do novo coronavírus. Entre confirmações e suspeitas, há 45 pacientes em isolamento domiciliar, e seis em isolamento hospitalar. Cinco óbitos estão sendo investigados.
No início da tarde desta segunda, a Prefeitura de Cardoso Moreira confirmou mais dois casos positivos de Covid-19, totalizando três no município. Sete pessoas apresentaram sintomas suspeitos da doença e aguardam resultado do exame realizado pelo Lacen. Uma morte está em investigação e 21 casos foram descartados.
A secretaria de Saúde de São José de Ubá, em boletim divulgado na manhã desta segunda, informou que mais três casos positivos de coronavírus foram diagnosticados na cidade. Com os novos dados, o município registra uma morte, oito pacientes com infecção por Covid-19 – quatro destes recuperados –, e 10 com quadro suspeito da doença. Cinco suspeitas foram descartadas por meio de exames.
A Vigilância Epidemiológica de Italva informou, por meio de comunicado oficial, que novos casos de coronavírus foram registrados no município. Os dados são da secretaria de Estado de Saúde, que acrescentou às estatísticas mais dois casos positivos, totalizando três pacientes contaminados pela Covid-19. Dos três pacientes com confirmação da doença, um está recuperado. Italva contabiliza, ainda, três casos descartados e nenhum suspeito.
A secretaria de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana divulgou, na manhã desta segunda-feira, mais sete casos confirmados de coronavírus. No município, 26 pessoas testaram positivo para a doença. Duas mortes suspeitas estão sendo investigadas. Também foram detectados mais oito casos suspeitos e descartados três, totalizando 48 em avaliação.
Subiu para 13 o número de casos positivos de coronavírus em Quissamã. Até esse domingo (10), o município tinha 10 pacientes contaminados por Covid-19. Todos os munícipes que estão com a doença são acompanhados por profissionais do Centro de Triagem Respiratória, da Vigilância Epidemiológica e equipe de Saúde e seguem em quarentena. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, há 18 casos suspeitos de coronavírus, oito pessoas recuperadas e nenhuma morte. 
Na noite desta segunda-feira, a Prefeitura de Cambuci confirmou mais quatro casos positivos do novo coronavírus, somando nove no município. De acordo com o prefeito da cidade, Agnaldinho, os casos foram registrados em uma semana. Além disso, Cambuci acompanha outros dois pacientes com sintomas suspeitos da doença.
Os óbitos das regiões, até o momento, foram contabilizados nos seguintes municípios: Macaé (15), Campos (10), São Fidélis (4), Itaocara (3), Bom Jesus do Itabapoana (1), Miracema (2), Santo Antônio de Pádua (1), São Francisco de Itabapoana (1), São João da Barra (1), Itaperuna (1) e São José de Ubá (1).
Em todo Norte e Noroeste Fluminense, foram confirmados casos em: Macaé (278), Campos (197), São Fidélis (101), São João da Barra (31), Itaperuna (29), Conceição de Macabu (28), Bom Jesus do Itabapoana (26), Itaocara (26), São Francisco de Itabapoana (20), Santo Antônio de Pádua (16), Quissamã (13), Aperibé (12), Porciúncula (11), Carapebus (10), São José de Ubá (8), Miracema (7), Cambuci (9), Cardoso Moreira (3), Italva (3), Natividade (2), Laje do Muriaé (1) e Varre-Sai (1).
Monitoram pacientes com quadro suspeito: Macaé (1.108), Campos (554), Itaperuna (238), Miracema (89), Santo Antônio de Pádua (70), Bom Jesus do Itabapoana (48), Laje do Muriaé (32), São João da Barra (29), Conceição de Macabu (22), Quissamã (18), São Francisco de Itabapoana (14), São Fidélis (12), Carapebus (12), São José de Ubá (10), Itaocara (7), Cardoso Moreira (7), Porciúncula (4), Aperibé (3), Cambuci (2), Italva (2) e Natividade (2). 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS