O número de casos confirmados de coronavírus subiu para 48 em Campos. De acordo com o informe epidemiológico divulgado na noite desta sexta-feira (24) pela Prefeitura, duas mulheres, uma de 41 anos e outras de 38 anos, testaram positivo para a doença. O município também contabiliza duas mortes por Covid-19 e investiga dois outros óbitos.
De acordo com os dados da Vigilância em Saúde, o número de casos suspeitos saltou de 177 para 207 em 24 horas, sendo 28 pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 179 de síndrome gripal (SG). Outros 39 casos foram descartados.
Na última quinta-feira (23), a Prefeitura informou que passou a investigar um novo óbito por suspeita de coronavírus. Trata-se de homem de 55 anos, com histórico de AVC, hipertensão e que teve contato com vários familiares positivos para a doença. Foi coletado material para análise do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) e o município aguarda o resultado.
A outra morte investigada ocorreu no último domingo (19). Uma senhora de 71 anos, com histórico de doença cardiovascular, diabetes e ainda quadro de síndrome gripal de cerca de 15 dias, deu entrada no Hospital Ferreira Machado (HFM) em parada cardiorrespiratória. O material também está em análise.
Óbitos confirmados - A primeira morte em decorrência da Covid-19 em Campos foi confirmada no dia 10 de abril. O caminhoneiro Hudisson Pinto dos Santos, morador da Penha, de 39 anos, casado e pai de dois filhos, morreu na UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC). Hudisson esteve na UPH do São José no dia 4 de abril. Em seguida, fez uma tomografia no Hospital Geral de Guarus (HGG), de onde foi transferido direto para UTI do CCC, falecendo seis dias depois. O caminhoneiro havia passado por São Paulo e Ceará, duas áreas de grande circulação do vírus.
O segundo óbito registrado pelo município ocorreu no dia 19 de abril. Uma idosa de 79 anos fazia tratamento no Instituto Nacional de Câncer (Inca), na capital, e já contava com problemas hematológicos. Ela era natural de Campos e estava no Rio desde agosto de 2019. Veio a Campos somente no Carnaval e retornou para o Rio sem possibilidades de retorno devido ao quadro clínico. Ela foi internada por sintomas respiratórios.
Em informe epidemiológico baseado nas novas diretrizes, a Prefeitura detalhou as confirmações dos casos positivos, até o dia 17 de abril, por bairros e localidades: Centro (7), Nova Brasília (3), Ururaí (2), Flamboyant (2), Parque São Caetano (2), Jóquei Clube (2), Turfe Clube (2), Horto (1), Parque Califórnia (1), Ponta da Lama (1), Parque Julião Nogueira (1), Goitacazes (1), Parque Imperial (1), Pecuária (1), Parque Leopoldina (1), Parque Santo Amaro (1), Penha (1). Em dois casos, os bairros não foram informados.