Feriado com temperaturas baixas e ressaca na região
Camilla Silva 09/04/2020 20:10 - Atualizado em 12/04/2020 12:32
  • Ressaca e maré alta em Atafona

    Ressaca e maré alta em Atafona

  • Ressaca e maré alta em Atafona

    Ressaca e maré alta em Atafona

  • Ressaca e maré alta em Atafona

    Ressaca e maré alta em Atafona

A previsão para o feriado prolongado é de temperaturas baixas, chuva e ressaca. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, a passagem de um forte ciclone extratropical pela costa da Região Sul provocou ventania e deixou o mar muito agitado e os resultados já são sentidos nas praias de Atafona, em São João da Barra, Manguinhos, em São Francisco de Itabapoana, e Farol de São Thomé, em Campos.
Em São João da Barra, o avanço do mar fez com que equipes da Defesa Civil do município precisassem abrir valas pela manhã e fechar no início da tarde para escoar a água que se misturou com o mangue. Desde o último domingo (4), a alta da maré alagou ruas do Pontal e atingiu cerca de 30 residências.
Nesta quinta, ondas fortes atingiram a encosta de um trecho da praia de Manguinhos, em São Francisco de Itabapoana, chegando a derrubar um muro de concreto que fazia a contenção de um barranco. Segundo moradores, as ondas não chegaram a atingir as residências.
A causa do fenômeno é um ciclone extratropical em alto mar e um sistema de alta pressão provocam ventos persistentes sobre o oceano. Os ventos sopram constantes de moderada a forte intensidade sobre a costa da Região Sul e do Sudeste. O mar está agitado com ondas grandes entre 2,5 a 3 metros durante a quinta e sexta-feira, segundo a Marinha do Brasil.
Queda nas temperaturas - Uma frente fria que estava na região Sul do país chegou ao Sudeste na última sexta-feira (3) e a tendência é que o tempo permaneça fechado. Segundo o CPTEC, durante o fim de semana, a probabilidade de chuva em Campos varia entre 80 a 90%. A máxima para a sexta e sábado no município é de 28º, mas cai para 25ºC no domingo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS