Prefeitura de Campos intensifica serviço de limpeza pública
09/04/2020 18:21 - Atualizado em 12/04/2020 12:17
A Prefeitura de Campos intensificou os trabalhos de limpeza pública na cidade. Desde o início da quarentena contra o coronavírus, a geração de resíduos praticamente dobrou no município e quase na mesma proporção o descarte irregular de entulho e lixo. Segundo o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, o volume coletado passou de 20 mil toneladas/mês para 40 mil toneladas/mês.
Na manhã desta quinta-feira (9), as equipes concentraram os trabalhos no bairro Vivendas do Coqueiro onde houve grande despejo irregular.
- As pessoas precisam ter consciência na geração e descarte de resíduos. A coleta de lixo vem sendo feita rigorosamente nos dias regulares. A Prefeitura disponibiliza sete pontos de entrega voluntária de entulho. Todos precisam colaborar, a estrutura não suporta por muito tempo um aumento nesse volume - frisou Leonardo Barreto.
Presidente da Associação de Moradores do Vivendas do Coqueiro, Gleison Silva, acompanhou os trabalhos. "Tem sido assim: limpam e dias depois as pessoas vem e sujam. As pessoas precisam entender que têm locais apropriados para isso. Agradeço à Prefeitura por nos atender com essa limpeza", frisou.
O secretário lembra que descarte irregular é crime passível de penalidades previstas na legislação municipal, a Lei 8.232/2011, que trata da Política Municipal de Resíduos Sólidos. Em casos de flagrante, a população deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, através do telefone (22) 98175-1882, para que o órgão se dirija ao local e tome as providências necessárias, seja através de orientação ou multa, caso haja reincidência.
O lixo domiciliar deve ser descartado na coleta lixo regular feita pelos caminhões em bairros e distritos e entulhos podem ser descartados em um dos sete Peves: Ecoponto Penha (Av.Doutor Newton Guaraná); Caju (XV de Novembro ao lado do Cemitério do Caju); Zuza Mota (Av. Zuza Mota, 335); Rui Barbosa (Av.Nossa Senhora do Carmo); São Caetano (Av. Anitta Peçanha); Julião Nogueira (Rua Wilson Amaro de Freitas) e Flamboyant (Rua Raul Escobar, prolongamento da Rua Formosa).
- Uma cidade limpa não é aquela onde mais se limpa, mas aquela onde menos se suja. Contamos com o apoio da população no descarte correto dos resíduos, pois todos nós temos responsabilidade na limpeza pública - destacou Leonardo Barreto.
Com aumento da quantidade de inertes descartados irregularmente, o prazo para realização de serviços cresceu com a demanda. Em espaços, como Praça da República, Horto Municipal e Jardim São Benedito, mesmo fechados, o trabalho de limpeza é feito rotineiramente pelas equipes fixas desses locais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS