Regiões Norte e Noroeste Fluminense com cinco casos confirmados e 280 suspeitos de coronavírus
Paula Vigneron e Virna Alencar 30/03/2020 11:35 - Atualizado em 02/04/2020 16:35
Testes rápidos para detectar coronavírus
Testes rápidos para detectar coronavírus / Divulgação - Supcom
As cidades da região Norte e Noroeste Fluminense seguem com números crescentes de casos suspeitos do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (30), subiu para 280 o número de pacientes que seguem em isolamento e são monitorados pelas secretarias municipais de Saúde. Até a noite de sábado (28), eram 253 suspeitas. Os casos confirmados também apresentaram alta desde domingo (29). Cinco pessoas testaram positivo para a doença, sendo uma em Campos, uma em Porciúncula e três em Macaé. A Prefeitura de Campos, em novo boletim epidemiológico divulgado durante à tarde, descartou mais uma suspeita e segue com 15 casos suspeitos. São Fidélis divulgou que mais três resultados deram negativo para o Covid-19, com isso, o número de casos suspeitos desceu para seis. São João da Barra e Cardoso Moreira também descartaram um caso, cada, ficando com 8 e 1, respectivamente. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informou que registra, até esta segunda-feira, 657 casos confirmados e 18 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Outros 48 óbitos estão em investigação.
Em vídeoconferência com o governador do Estado do Rio, Wilson Witzel e os prefeitos dos municípios fluminenses, durante à tarde, o prefeito de Porciúncula, Leo Coutinho, informou sobre o primeiro caso confirmado de coronavírus no município. Trata-se de uma profissional de saúde que trabalha em Itaperuna e é domiciliada em Porciúncula. A Prefeitura de Porciúncula informou que a paciente não chegou a ser regulada pela Secretaria Municipal de Saúde e nem ser contabilizada como caso suspeito, visto que todo o procedimento de coleta, envio e resposta foi feito por Itaperuna. Já a primeira paciente suspeita de coronavírus encontra-se em isolamento domiciliar e recebendo orientações da Secretaria de Saúde do município.
Em Macaé, nesse domingo, mais dois casos positivos do novo coronavírus foram confirmados em boletim da Prefeitura. De acordo com o poder municipal, os pacientes têm vínculo epidemiológico com o primeiro caso que resultou positivo. Também no domingo, o Centro de Triagem do Doente por Coronavírus realizou 72 atendimentos, quatro casos suspeitos orientados para isolamento e duas transferências para o Hospital Público de Macaé. Já nesta segunda, de 88 atendimentos, “foram notificados 21 casos de síndrome gripal e orientados para isolamento domiciliar. Não houve transferência para hospital”. Com isso, a cidade contabiliza 116 suspeitas da doença e passou a liderar o ranking da cidade com o maior número de casos suspeitos da doença.
Em seguida vem Itaperuna, que também registrou aumento no número de casos suspeitos: 90. A Prefeitura declarou, por meio de nota, que, “entre os casos, 16 pacientes foram eletivos para a realização do exame. Dois deles deram negativos e 14 ainda aguardam resultado. Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar, seguindo todas as orientações necessárias e sendo monitorados pela secretaria de Saúde”.
Em São Francisco de Itabapoana, foram notificados, até esta segunda-feira, cinco casos suspeitos. Um foi descartado e outros quatro aguardam o resultado do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ), conforme explicou o secretário de Saúde, Sebastião Campista:
— Dos quatro pacientes que aguardam a confirmação do resultado do exame do Lacen, um está internado no Hospital Manoel Carola e os outros estão em casa. Todos os quatro apresentam quadro de saúde estável — disse.
Em Itaocara, mais uma pessoa com sintomas de Covid-19 entrou para a lista de casos suspeitos, totalizando três na cidade. A paciente tem 35 anos e deu entrada, nesse domingo, na Casa de Saúde João XXIII. Os sintomas apresentados foram febre e desconforto respiratório. “Um exame de laboratório detectou infecção viral e TC de Tórax sugestiva para Covid-19. Já foi coletado material e encaminhado ao Lacen. A paciente encontra-se hospitalizada e seu quadro é estável”, informou a Prefeitura.
Outros municípios que monitoram casos suspeitos são: Bom Jesus do Itabapoana (16); Santo Antônio de Pádua (6); Miracema (6); Aperibé (2); Italva (2); Carapebus (2); Varre-Sai (1); Cambuci (1).
Redução — Além de Campos, que descartou mais um caso de Covid-19, a superintendente de Vigilância em Saúde de São Fidélis, Hítalla Valentim, informou em live realizada na tarde desta segunda-feira, sobre os resultados negativos no município após receber os resultados do Lacen. Ela destacou que a secretaria de Saúde já fez aquisição do teste rápido para o coronavírus. "Logo, não precisaremos mandar essas amostras para o Lacen e aguardar esse tempo. Em breve, vamos receber esses testes", comentou.
Em São João da Barra, uma suspeita também foi descartada. Uma gestante testou negativo para o coronavírus e foi liberada. Outro caso suspeito, no entanto, foi notificado. Com isso, oito pessoas estão sendo monitoradas por equipes médicas: cinco permanecem em isolamento domiciliar e três estão internadas. “Duas pacientes estão internadas com uso de ventilação mecânica. As duas estão estáveis. E uma paciente está internada no Centro de Combate ao Coronavírus também estável”, esclareceu a Prefeitura.
Outro município foi o de Cardoso Moreira, que a partir desta segunda-feira passou a contar com apenas uma suspeita.
%MCEPASTEBIN%

ÚLTIMAS NOTÍCIAS