Campos, terceira em saneamento no Rio de Janeiro
21/03/2020 22:52 - Atualizado em 24/03/2020 10:24
Estações de tratamento, adutoras e redes de distribuição compõem o sistema
Estações de tratamento, adutoras e redes de distribuição compõem o sistema / Divulgação
No Dia Mundial da Água, Campos foi confirmada em 2020 como a terceira melhor cidade em saneamento do Estado do Rio, com 99% de cobertura de água tratada e 90% de esgoto coletado, dos quais 100% tratados. Os dados são do Instituto Trata Brasil – associação independente que trabalha com dados oficiais do Sistema Nacional de Informações de Saneamento.
O complexo administrado pela concessionária Águas do Paraíba opera 46 sistemas produtores de água, abastecendo a 72 localidades na área urbana, distritos e interior. Além disso, está operando oito estações de tratamento de esgoto, em ambas as margens do rio Paraíba do Sul.
O sistema de água inclui uma moderna estação de tratamento e distribuição do Brasil, com tecnologia de ponta e 1.200 quilômetros de adutoras e redes de distribuição e de abastecimento.
Paralelamente, o sistema de esgoto é garantido não só pelas oito estações de tratamento em funcionamento, como também mais de 200 estações elevatórias – que transportam todo o efluente coletado para as ETEs – e mais de 1.000 quilômetros de redes. Para controlar os sistemas de água e de esgoto, a empresa Águas do Paraíba utiliza tecnologia avançada.
O Centro de Controle e Operações instalado na sede da empresa, no Centro da cidade, monitora em tempo real redes, elevatórias e unidades instaladas nos mais diversos pontos em diferentes regiões do município.
A concessionária informa que já investiu R$ 400 milhões no município desde o ano de 1998.
— São números realmente muito expressivos, resultado de muito trabalho e investimentos ininterruptos desde 1999. E manter esse sistema em operação, também 24 horas por dia, nos sete dias da semana é também um grande desafio, só possível com a permanente capacitação de nossos colaboradores e a utilização dos melhores equipamento e tecnologia no mercado de saneamento — salienta o superintendente da empresa, engenheiro Juscélio Azevedo. (A.N.)
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS