Paulo Renato Pinto Porto
17/02/2020 22:30 - Atualizado em 02/03/2020 14:40
O Porto do Açu passará a contar, dentro de quatro anos, com uma nova estrutura viária a partir da construção da RJ 244, que interligará o terminal portuário com a BR 101. Nesta segunda-feira, foi realizada a primeira audiência pública, na Câmara Municipal de Campos, com a presença do subsecretário de Parcerias e Concessões da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Gilmar Viana, e o engenheiro Júlio Prata, da empresa que elaborou o projeto da rodovia. Nesta terça-feira, no mesmo horário, uma nova audiência pública será realizada em São João da Barra, na Câmara Municipal.
O traçado de 43 quilômetros da nova estrada a ser construída sob o regime de concessões a partir do Açu corta as localidades de Água Preta e Sabonete (São João da Barra), adentrando pelo território campista em São Bento, Saturnino Braga (passando pela Estrada da Coruja, que leva a Barra do Furado) e ainda Tocos.
A extensão da rodovia termina na Estrada dos Ceramistas, aproveitando o Viaduto da Pedreira na BR 101, com alças de acesso neste local e também na confluência com a RJ 216 (Campos-Farol).
O custo da rodovia está orçado em R$ 595 milhões e vai gerar cerca de 500 postos de trabalho durante as obras. Já na fase de manutenção e operação, a previsão é de que sejam criados novos 171 postos permanentes de trabalho.
— Será uma pista simples de alta velocidade, com preponderância para o transporte de carga. Os grandes benefícios desta rodovia é retirar o transporte pesado destas carretas imensas da zona urbana de Campos. O governo do Estado aposta para logo na sua recuperação da economia do Rio e este novo ciclo de desenvolvimento estadual vai ser puxado por esta região — disse Viana.
O centro de controle operacional da nova rodovia contará com uma estrutura de apoio com monitoramento de câmeras, veículos de apoio, balança móvel, ambulância e guinchos, além de uma praça de pedágio.
Júlio Prata frisou que o projeto foi elaborado com a preocupação de minimizar os custos e impactos socioeconômicos com menor número de desapropriações. “A RJ 244 será estratégica porque fará a interligação de um porto da importância do Açu com a BR 101. E trará novas perspectivas de desenvolvimento, especialmente para a Baixada Campista”, disse.
Após a apresentação do projeto, Viana e Prata ficaram dos vereadores e do público para perguntas.
A RJ 244 faz parte do lote 1 do projeto de concessões de 950 km de rodovias pelo governo estadual.