Mortes e cidades destruídas no ES e MG
26/01/2020 09:32 - Atualizado em 31/01/2020 16:28
As chuvas no Espírito Santo já deixaram 5 mil pessoas fora de casa no Sul do Estado. Até o momento, 12 cidades foram afetadas pelo temporal. Abastecimento de água foi interrompido em Marechal Floriano e Domingos Martins. Em Castelo, rio subiu 8 metros e inundou a cidade. Várias casas e comércios da cidade ficaram inundados após a chuva. Defesa Civil pediu ajuda de quem tem moto aquática para atuar no resgate. O nível do rio Itapemirim também subiu mais de cinco metros acima do nível normal e alagou as ruas do município de Cachoeiro. Neste sábado, uma criança morre soterrada em Conceição de Castelo e número de mortos subiu para 9. No mesmo dia, outra criança morreu soterrada após deslizamento de terra, em Iúna, ES.
Já em Minas Gerais, o número de mortes em razão das chuvas subiu para 30. O número foi atualizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil no início da noite deste sábado (25). Além dos óbitos, há 17 pessoas desaparecidas, 620 desalojados e 911 desabrigados, além de sete feridos.
De acordo com a Defesa Civil, há risco grande de deslizamento em nove cidades da região metropolitana de Belo Horizonte: Sabará, Rio Acima, Brumadinho, Contagem, Nova Lima, Betim, Ribeirão das Neves e Ibirité, além da própria capital. Em Belo Horizonte, somente ontem (24) foram registradas 72 ocorrências desse tipo.
Entre a quinta e a sexta-feira, o volume foi o maior registrado desde que teve início o monitoramento, no ano de 1910. A previsão é que a intensidade das chuvas reduza-se a partir deste domingo (26).
A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar continuam trabalhando no atendimento de ocorrências tanto de risco geológico (como deslizamentos e soterramentos) quanto de risco hidrológico (como alagamentos e inundações).
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS