Campeão mundial como titular pela Seleção Brasileira em 2002, o zagueiro Lúcio anunciou nesta quarta-feira (29) sua aposentadoria, aos 51 anos. “Depois de 22 anos me dedicando ao futebol, chegou o dia de pendurar as chuteiras, com muita gratidão a Deus, ao futebol e à minha família”, escreveu o futebolista em seu perfil no Instagram.
Revelado pelo Planaltina, Lúcio teve passagem relâmpago pelo Guará antes de chegar ao Internacional, onde atraiu os olhares do futebol europeu. No Velho Continente, defendeu os alemães Bayern Leverkusen e Bayern de Munique, além das italianas Inter de Milão e Juventus. Retornou ao Brasil em 2013, para defender o São Paulo. No ano seguinte, atuou no Palmeiras. Jogou ainda pelo Goa, na Índia, antes do novo retorno ao seu país. Seus dois últimos clubes foram do Distrito Fderal: o Gama e, posteriormente, o Brasiliense, de onde saiu no ano passado.
Pela Seleção Brasileira, Lúcio fez 106 partidas entre 2000 e 2011. Além de ter feito parte do grupo pentacampeão do mundo — também disputou os Mundiais de 2006 e 2010 —, foi bicampeão da Copa das Confederações, em 2005 e 2009, tendo marcado o gol que valeu o segundo título na final contra os Estados Unidos.
Entre as principais conquistas por clubes, acumula uma Liga dos Campeões e um Mundial, ambos pela Inter de Milão, onde também conquistou um Campeonato Italiano, duas Copas Itália e uma Supercopa da Itália, título este faturado novamente pela Juventus. Tem ainda três Campeonatos Alemães, três Copas da Alemanha e duas Copas da Liga Alemã pelo Bayern de Munique. No Brasil, foi campeão brasiliense, em 1996, e gaúcho, em 1997. Também tem uma Copa São Paulo de Juniores pelo Inter, a de 1998. Nos prêmios individuais, destaque para a presença na Seleção do Mundo da Fifa em 2010 e os dois de melhor jogador da Bundesliga , nas temporadas 2001/2002 e 2003/2004. (M.B.) (A.N.)