Corpo encontrado boiando no rio Paraíba do Sul em SJB
Catarine Barreto e Virna Alencar 09/12/2019 15:56 - Atualizado em 17/12/2019 17:40
Com a chegada da estação mais quente do ano, o movimento nas praias, rios e lagoas da região aumenta. Por isso, o Corpo de Bombeiros faz um alerta à população e dá algumas dicas para evitar afogamentos. Para garantir a segurança dos banhistas, a corporação informou que já está em ativação a Operação Verão 2019-2020. Na tarde desta segunda-feira (9), o corpo de um homem, ainda sem identificação, foi encontrado no rio Paraíba do Sul, em São João da Barra (SJB), próximo à Ponte da Integração. A suspeita inicial é de que o corpo seja de um morador em situação de rua que desapareceu após entrar no rio, no Cais da Lapa, em Campos, na última sexta-feira (6).
De acordo com o 5º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), a corporação está com um efetivo de Guarda Vidas atuando nas praias de Grussaí e Atafona, no litoral de SJB, e na praia campista de Farol de São Thomé. Além disso, estão sendo utilizadas moto-aquáticas, quadriciclos e veículos do tipo pickup 4x4.
No entanto, alguns cuidados devem ser tomados pelos banhistas a fim de se evitar afogamentos. Dentre as orientações dos Guarda Vidas para evitar acidentes na água, está como indicação que os banhistas sempre procurem tomar banho próximo as barracas e os postos de Guarda Vidas instalados na beira-mar.
Outra orientação é em relação a identificação de crianças com pulseiras contendo informações dos pais, como nome e telefone, que é de extrema importância para se obter identificação rápida no caso de crianças perdidas. Os próprios Guarda Vidas também poderão passar outras informações como por exemplo informar os melhores locais de banho, evitando assim que adultos e crianças caiam nas correntes de retorno que são os principais perigos e causadoras de afogamentos nas praias.
Uma boa alimentação, com bastante hidratação, uso de protetor solar, barraca de praia e/ou camisa de proteção UVA, além de óculos escuros ou boné são outros cuidados que os banhistas devem tomar para se evitar problemas devido ao sol e o calor.
Além destes, deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, a utilização de boias, câmara de ar ou colchões infláveis como material flutuante em mares, lagos ou lagoas. Estes materiais dão uma falsa sensação de segurança e podem ocasionar acidentes.
Para as crianças menores que 10 anos e que ainda não tem uma boa capacidade natatória, o ideal são os coletes salva-vidas ajustados ao tamanho da criança. Outros tipos de boias, como aquelas presas somente ao braço da criança ou as boias redondas que ficam na cintura da criança, não são ideais e podem soltar facilmente e ocasionar o afogamento.
Corpo encontrado – De acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda não se pode afirmar que o corpo do homem encontrado nesta segunda-feira (9) é do desaparecido em Campos, mas as características são semelhantes.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Campos e o caso registrado na 145ª Delegacia de Polícia (São João da Barra).
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS