Jovens de SJB em 1º lugar na XIII Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
09/12/2019 11:17 - Atualizado em 17/12/2019 17:39
Estudantes voltaram vencedores
Estudantes voltaram vencedores / Divulgação/PMSJB
Estudantes de São João da Barra expuseram uma versão inovadora e sustentável de fabricação e utilização de biodiesel como combustível alternativo e o resultado para esses "jovens cientistas" veio com primeiro lugar na XIII Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti), 2019. A competição científica teve a participação de mais de 50 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A mostra ocorreu durante dois dias - sexta e sábado -, na capital Fluminense.
Na categoria Ensino Médio, venceram os alunos Kaio Barcelos Ribeiro Primo, Lauany de Abreu Barreiro e Lucas do Espírito Santo Tavares, dentro do Programa Jovens Talentos, desenvolvido na Escola Municipal Amaro de Sousa Paes, em Grussaí. A orientação do trabalho foi conduzida por três professoras: Jéssica Monteiro, Josimara Costa e Patrícia Rodrigues.
Para o coordenador de Projetos Educacionais e Ambientais da Secretaria Municipal de Educação e Cultural (Semec) e professor, Marcelo Almeida, quando uma equipe sai vencedora, em uma competição como a da Fecti, a alegria é compartilhada por todos os envolvidos, neste caso, os 15 alunos e professores que participaram da Fecti, e antes disso, saíram vencedores da VIII Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femucti), que aconteceu em setembro com participação de estudantes do município.
"Esse resultado mostra a relevância dos investimentos, e sua continuidade, do Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia (PPCT), da Semec, comprovada com mais esse destaque. Para 2020, propostas inovadoras como esta e outras, estarão recebendo incentivos através de parcerias com iniciativa privada de empresas do Porto do Açu,como a Gás Natural Açu (GNA)", comemora Marcelo Almeida.
O secretário municipal de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, também aproveita para parabenizar a todos os envolvidos, desde a concepção em sala de aula pelos alunos para a Femucti e até a obtenção desse resultado na Fecti. "Em 2018, nossos alunos voltaram da Fecti com um excelente terceiro lugar. Em 2019, nos coroam com esse salto para o primeiro lugar. Só nos mostra que a Educação no nosso município está no caminho certo, enquanto gestores. Para os alunos, foram cinco equipes, é mais uma forma de ampliar seus horizontes em termos de educação, cidadania e carreira profissional", ressalta.
São João da Barra ainda contou com equipes vencedoras na Femucti, que participaram na Fecti, das Escolas Municipais: Doutor Newton Alves (Inovação em bioeconomia: transformando o lixo em energia), Manoel Alves Rangel (Biogás: uma alternativa econômica e sustentável para produção de energia) e duas equipes do Amaro de Souza Paes (Energia gravitacional e Lagoa Salgada: micro-organismos primitivos na bioeconomia sustentável).
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, fala de trabalho contínuo. Também ressalta a importância do tema bioecologia de 2019 e anuncia, para o ano que vem, segundo ele, tema também importante, que vai mudar a história da ciência que é inteligência artificial, uma nova fronteira do conhecimento. A sugestão do ministro é que já se comece a pensar. Em São João da Barra, a IX Femucti, inclusive, já tem data marcada: 23 e 24 de outubro de 2020.
Fonte: Prefeitura de São João da Barra 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS