Karatê campista conquista ouro
03/12/2019 21:24 - Atualizado em 10/12/2019 17:23
O último final de semana foi de muitas medalhas para o esporte de Campos. Depois do ouro com as meninas da ginástica, quatro atletas do karatê da Fundação Municipal de Esportes (FME) conquistaram mais duas medalhas de ouro e duas de prata no Campeonato Estadual de Karatê. A competição aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Niterói.
José Victor Braga (paraesporte) e André Viana Marques garantiram o título nas suas respectivas categorias. Wellington Olegário e Stephany Prado Maia ficaram com a prata. O campeonato foi organizado pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e a Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro e reuniu cerca de 600 atletas de vários municípios do estado. O presidente da FME, Raphael Thuin, frisou que o karatê de Campos é atualmente referência para todo o estado.
— Foi uma competição de nível altíssimo e nossos atletas fizeram bonito. Tivemos um feito tremendo, além de representar o município de Campos e a Fundação, pela primeira vez, o atleta do paraesporte José Victor Braga conquistou a medalha de ouro. O paraesporte de Campos é hoje o maior projeto público esportivo do país voltado para pessoas com deficiência — comemorou o presidente da FME.
Mãe de José Victor Braga, Lucéia Germando Braga ressalta o acolhimento oferecido pela Prefeitura de Campos, através do paraesporte, e a evolução do filho desde que ingressou no projeto há um ano.
— Nunca pensei que meu filho fosse ser tão acolhido como está sendo pela professora Samara Jardim e a Fundação Municipal de Esportes. Em pouco mais de um ano, a vida dele melhorou consideravelmente na parte motora e principalmente a inclusão social. Até pouco tempo, não imaginava que ele poderia fazer esporte e muito menos ganhar uma medalha de ouro.Não tenho palavras para definir tamanha emoção — disse Lucéia Braga.
Professora e técnica de karatê da FME, Samara Jardim ressaltou que a equipe de Campos conquistou em 2019 vários títulos regionais e estaduais. Agora, o foco é no Campeonato Brasileiro.
— Como técnica, ver um ginásio todo aplaudindo o José Victor e, acima de tudo, acompanhar a evolução que ele teve com as aulas de karatê nos enche de orgulho e só nos fortalece nesta missão. Agora é continuar trabalhando para que em 2020 possamos evoluir ainda mais. Agradeço ao André Mariano e Emerson do Criaad por terem cedido o transporte para nossos atletas e ao nosso presidente da FME, Raphael Thuin, pela visão e parceria de sempre — frisou Samara Jardim.
Equipe de ginástica da FME se destaca no Rio
Também no último final de semana, a equipe de ginástica da FME se destacou em outra competição no Rio de Janeiro. O grupo de 21 atletas da ginástica solo e salto participou da Copa Flamengo e conquistou medalhas de ouro nas categorias gin baby, mirim e infantil, com notas média acima de 9. As entregas das premiações foram feitas pela ginasta olímpica brasileira Flávia Saraiva.
— Na categoria mirim, oito atletas ficaram com média acima de 9,4, enquanto na categoria infantil outro grupo de oito ficou com nota 9,6. E na gin baby, cinco atletas ficaram com nota 9,2, mostrando o alto nível das ginastas campistas — destacou o professor da Fundação Municipal de Esportes, Luciano dos Santos, ao lado dos também professores Uelington Vasconcelos e Tadeu Rocha.
Já as atletas da categoria mirim Liz Pereira e Laís Santos alcançaram a nota máxima. A ginasta Isabela Salve também fez 10 pontos no salto.
A coordenadora de ginástica da FME, Dorinha Viana, avalia o ano de 2019 como extremamente positivo para a equipe de ginástica. O grupo encerra as apresentações na Copa Campista, dia 15 de dezembro, a partir das 9h, no Colégio Salesiano.
A Fundação Municipal de Esportes atende cerca de 200 alunos, na ginástica com aulas de terça a sexta-feira, no turno da manhã e tarde.
(A.N)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS