'Matrix' volta aos cinemas nesta quinta (05)
Matheus Berriel 04/12/2019 17:35 - Atualizado em 10/12/2019 16:05
Filme é um clássico do gênero de ação
Filme é um clássico do gênero de ação / Divulgação
O que é Matrix? Essa era a pergunta que muita gente se fazia na época do lançamento do filme que, duas décadas depois, retorna aos cinemas como um clássico de ação, tendo influenciado esteticamente muito do que foi produzido nos anos seguintes ao seu lançamento. Com direção de Lana Wachowski e Lilly Wachowski, “Matrix” — 20 anos estreia nesta quinta-feira (05) Kinoplex Avenida, no shopping Avenida 28, em Campos. Haverá sessões diárias, legendadas, às 20h, na sala 01.
Em um futuro próximo, o jovem programador Thomas Anderson (Keanu Reevers), apelidado de Neo, que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos, nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade em um imenso sistema de computadores do futuro.
— “Matrix” conta a história da guerra entre homens e máquinas em um futuro distópico, e mistura temas como tecnologia, filosofia, história e muita ação, para narrar a trajetória de Neo, um hacker que passa a ser perseguido por estranhos agentes e se descobre envolvido em um conflito que muda sua percepção sobre tudo o que ele acredita ser real. Acompanhamos a trajetória de Neo e vamos descobrindo junto a ele as verdades daquele universo — disse publicitário Felipe Fernandes, crítico de cinema da Folha da Manhã.
Protagonista entre os filmes de ação, “Matrix” traz profundas reflexões sobre conceitos de realidade, crença, a humanidade e sua função no mundo. Destaque para a parte estética, que influenciou outras produções nos anos seguintes ao seu lançamento.
— As cenas de ação são muito bem coreografadas, e a história permite excessos que tornam tudo mais engenhoso. Na época do lançamento (em 1999), a internet ainda era uma grande novidade para a maior parte do público, e essa questão certamente estimulou muito o público na ocasião. “Matrix” é um filme muito original, rico e eficiente em sua mistura de elementos que contribuem para a criação de todo um universo de personagens e para a criação e desenvolvimento da história — pontuou Felipe.
Além de Keanu Reevers com Neo, a tríade principal do elenco é formada por Laurence Fishburne, com Morpheus, e Carrie-Anne Moss, que viveu Trinity nas telonas. Foram personagens que catapultaram a carreira dos atores, bem como das diretoras, encabeçando o sucesso da jornada.
— “Matrix” é um clássico que envelheceu bem, se mantém atual e interessante, e essa volta aos cinemas é uma homenagem merecida a um filme que conseguiu misturar elementos de blockbuster com conceitos e reflexões muito interessantes, um feito difícil de se encontrar no cinema mainstream do mundo todo — enfatizou o crítico da Folha.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS