Pague para voar, reze para São Pedro para decolar..
05/12/2019 11:57 - Atualizado em 05/12/2019 12:00
Tive ontem minha primeira experiência com a Passaredo (VoePass). Péssima. Começa pelo horário do voo, que, por chegar a São Paulo às 20h05, obriga uma pernoite na capital paulista para quem tem compromisso no dia seguinte.
Se o compromisso for à tarde ou à noite, obriga a duas pernoites em São Paulo para voltar no voo da Passaredo, já que ele decola rumo a Macaé às 14h25 do Aeroporto de Congonhas.
Como meu compromisso em São Paulo hoje é às 19h00, tive que aceitar as regras do jogo e me hospedar duas noites em hotel na capital paulista. Já tinha compromisso em Macaé ontem à tarde e outro hoje pela manhã em São Paulo, assim a praticidade e o custo x benefício compensavam. Até então.
Descobri ontem que voar do Aeroporto de Macaé com a Passaredo pode ser uma loteria. O voo de Macaé para São Paulo foi cancelado. Em função das condições do tempo o avião da VoePass que vinha da capital paulista ontem, para pousar em solo macaense, acabou tendo que descer em Cabo Frio, a cerca de 80 km e 02h00 de carro de distância.
Além de prejudicar quem veio de São Paulo, que ainda teria que fazer uma baldeação de Cabo Frio para Macaé mais longa que o próprio voo, o pouso em aeroporto alternativo cancelou o voo no qual eu e muitos outros passageiros iriam para a capital paulista. O avião voltou vazio para São Paulo.
Segundo os atendentes da companhia aérea e passageiros que dependem da rota, o pouso alternativo em Cabo Frio infelizmente não tem sido uma exceção. O voo só aconteceria normalmente usando o Aeroporto de Macaé com boas condições do tempo, em função de ser um voo visual. Ultimamente o mau tempo tem dado as cartas na região.
Há relatos de pessoas que perderam casamentos, viagem internacional, enterros e vários outros compromissos. A alternativa de quem perde o voo por este tipo de cancelamento é esperar mais um dia, rezando para São Pedro, ou ir para a Rodoviária de Macaé e pegar o próximo ônibus para São Paulo.
Acabou sendo a minha escolha obrigatória. O ônibus da 1001 saiu de Macaé às 19h45, fez conexão em Niterói, e chegou em São Paulo às 06h10 da manhã de hoje. Aquela viagem "relaxante". A minha diária do hotel em São Paulo foi perdida.
A volta será, teoricamente, com a Passaredo, se São Pedro permitir. Muita fé nessa hora. Já os custos do deslocamento de Uber do aeroporto para a rodoviária, da passagem da 1001 e da diária do hotel ficaram todos ao meu encargo. Por enquanto.
A notícia boa é que as novas instalações do Aeroporto de Macaé são excelentes. Amplo, confortável, moderno, estacionamento adequado (a R$ 25,00 a diária), climatizado, parece nitidamente superdimensionado para a quantidade atual de voos, mesmo já contando com a volta da Azul para Macaé.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]