Ponto Final: Witzel esperado para inauguração em Guarus
20/11/2019 09:35 - Atualizado em 03/12/2019 13:52
Witzel em Campos
O governador Wilson Witzel (PSC) é aguardado mais uma vez em Campos. Depois de inaugurar o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), em 15 de janeiro, e para participar do Rio Agro Coop, em 23 de maio. Desta vez, o governador é aguardado amanhã, para inauguração do Guarus Plaza Shopping. Uma missa de ação de graças será celebrada e outras atividades estão previstas para o evento. O empreendimento é de propriedade da JM Incorporadora, de Joilson Barcelos, um dos donos do Superbom. Ainda em clima de comemoração, dia 12 de dezembro, às 20h, haverá um show com o cantor Daniel.
Agenda do governador
Além de participar da inauguração do novo shopping de Campos, Witzel é aguardado amanhã no I Encontro de Ações Estratégicas da Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, em Niterói. O evento — realizado pela secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca — apresentará metas e ações do setor de agricultura para a criação de um Plano Estratégico 2020-2023. O encontro de cooperação técnica entre vários órgãos ligados à agricultura vai ajudar a identificar as necessidades do setor e assim incentivar o crescimento da agricultura.
Na telona
O jogo mais importante da história do Flamengo nos últimos 38 anos será transmitido na tela de cinema do Kinoplex Avenida, em Campos. A sessão que exibirá ao vivo a final da Libertadores, entre o rubro-negro carioca e o River Plate, começará às 16h30, na sala 4 do cinema, localizado no Shopping Avenida 28. As vendas foram iniciadas. A transmissão, direto de Lima, no Peru, é uma parceria da Cinelive com a Fox Sports, com narração exclusiva da equipe do canal. Campos será a única cidade do interior do Rio a participar da transmissão, que tem exclusividade na cidade com o Kinoplex Avenida.
Óleo
Ao menos 675 pontos do litoral brasileiro já foram atingidos pelas manchas de óleo de origem desconhecida que, desde o fim de agosto, se espalhou por toda a costa da Região Nordeste e pelo litoral norte do Espírito Santo. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as 675 áreas afetadas pela substância poluente estão espalhadas por 116 municípios de dez estados: nove da Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e um da região Sudeste (Espírito Santo).
Vistorias
Só nas últimas 24 horas, militares da Marinha, técnicos do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de servidores públicos de prefeituras e governos estaduais e voluntários vistoriaram 143 áreas. Destas, o Ibama classificou 64 como limpas e livres da presença de fragmentos de óleo. Nas outras 79 áreas vistoriadas, os agentes ainda encontraram manchas e vestígios esparsos de contaminação até o meio-dia de ontem. Segundo o Ibama, desde 30 de agosto, cerca de 4.500 toneladas de resíduos contaminados já foram recolhidos de praias, manguezais, costões e outros habitats.
Região
Na semana passada, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou uma capacitação do corpo técnico dos municípios de São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Campos, Carapebus, Quissamã, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Macaé, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios e Saquarema. O objetivo foi preparar os agentes para como proceder caso a mancha de óleo chegue ao litoral fluminense. No fim de semana, dois tonéis usados para armazenar óleo foram encontrados no litoral entre Carapebus e Macaé. As fotos chegaram a gerar especulações nas redes sociais, mas estariam somente com água.
Em Brasília
O procurador-geral da República, Augusto Aras, Augusto Aras, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que a liminar concedida pelo presidente da Corte, Dias Toffoli, que paralisou a investigação sobre rachadinha do senador Flávio Bolsonaro (por ora, sem partido) e pelo menos outros 935 inquéritos pelo país seja revista. Toffoli concedeu a liminar em julho, atendendo ao pedido da defesa de Flavio, suspendendo o andamento de todos os processos judiciais do país que foram instaurados sem supervisão da Justiça e que envolvem dados compartilhados pelos órgãos administrativos de fiscalização e controle como o Coaf.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS