Rio Ururaí atinge 3,71 m e está perto do transbordo
22/11/2019 11:39 - Atualizado em 26/11/2019 14:17
Ururaí está a menos de um metro da cota de transbordo
Ururaí está a menos de um metro da cota de transbordo / Michelle Richa
O rio Ururaí, em Campos, atingiu ontem a cota de 3,71m, de acordo com a Defesa Civil, e falta apenas nove centímetros para chegar ao seu nível de transbordo, que é de 3,80m. A Defesa Civil informou que o nível subiu um metro nas últimas 24 horas e por conta disso a ponte do Picadeiro, popularmente conhecido como ponte do Marimbondo, precisou ser interditada após ceder novamente. O local é muito utilizado por grupos de ciclistas, que usam a região como acesso ao Morro do Itaoca, além de moradores da localidade. A ponte chegou a cair em 2018, mas em março deste ano recebeu 28 pilares de reforço, cuja obra foi orçada em R$ 303.558,53.
Segundo o diretor de ciclismo de estradas da Federação de Ciclistas do Rio de Janeiro, Afonso Celso Pacheco, o nível do rio Ururaí aumentou e a força da água comprometeu as estacas do meio da ponte. Ele contou que, mesmo diante dos riscos, a prática esportiva continua acontecendo no local. “Hoje, enviei as fotos da ponte ao presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin, ele já estava sabendo do ocorrido e se comprometeu a tomar as devidas providências”, disse.
De acordo com a Prefeitura de Campos, “a Defesa Civil Municipal interditou nesta quinta-feira (ontem) a Ponte do Picadeiro, conhecida popularmente como Ponte do Marimbondo. Em virtude do grande volume de chuva, nos últimos dias, principalmente, nesta quarta-feira (20), o nível do Rio Ururaí subiu um metro nas últimas 24 horas. A força da água também trouxe grande quantidade de vegetação, o que acabou sobrecarregando os pilares centrais da ponte. A secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana também toma providências para iniciar intervenções, assim que reduzir a vazão do rio e as condições climáticas forem mais favoráveis para a manutenção”.
Cemitério - A chuva também causou a queda parte do muro dos fundos do Cemitério do Caju. Escombros atingiram uma propriedade privada, mas ninguém se feriu. Funcionários do cemitério e da Prefeitura tentam localizar o proprietário do terreno para dar início às obras de reparo.
Segundo o coordenador do cemitério, Ivan da Silva, a estrutura caiu na madrugada de quarta-feira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS