Passado de Atafona encanta no Cineclube Goitacá
Matheus Berriel 21/11/2019 19:58 - Atualizado em 26/11/2019 14:35
Silvia Salgado foi a apresentadora do filme
Silvia Salgado foi a apresentadora do filme / Foto: Yona Alves Sampaio
A programação do terceiro Festival Doces Palavras (FDP!), organizado coletivamente por produtores culturais de Campos, teve na última quarta-feira (20) uma atração dentro do Cineclube Goitacá. Na sessão especial, a jornalista Silvia Salgado apresentou o filme “Na Boca do Mundo” (1978), gravado no distrito de Atafona, em São João da Barra.
Dirigido e estrelado por Antônio Pitanga, “Na Boca do Mundo” tem ainda em seu elenco Norma Bengell, Sibele Rúbia, Angelito Mello e moradores locais, com participações de Milton Gonçalves e Thelma Reston. A escolha para a exibição dentro do FDP! foi do presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), Wellington Cordeiro, que convidou Silvia Salgado para ser a apresentadora devido à sua relação de proximidade com o filme. Afinal, ela estava em sua casa de praia atafonense quando este foi gravado e, por ser casada à época com o cenógrafo Newton Rabello, acompanhou de perto a produção.
— Não chegou a ser um debate, mas um bate-papo sobre “Na Boca do Mundo”. O filme é tecnicamente muito simples, com um roteiro confuso e interpretações sofríveis. O que os presentes ao Cineclube curtiram foi rever o Pontal de Atafona e outros lugares da praia que o mar levou — disse Silvia Salgado. — A história dirigida pelo ator Antônio Pitanga registra também os primeiros sinais do avanço das águas, desalojando moradores — pontuou a apresentadora.
Silvia destacou ainda a atuação de Norma Bengell, a fotografia, as palafitas e a magia do Pontal. — A maioria saiu achando que “Na Boca do Mundo poderia ter ido muito além do que o apresentado — pontuou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS