*Filipe Aquino
21/10/2019 18:54 - Atualizado em 26/10/2019 09:12
Chile tropical se localiza na Polinésia, no meio do oceano Pacífico, sendo a maior das ilhas do Chile insular. Pertence à região de Valparaíso e conta com o Parque Nacional Rapa Nui, que é considerado Patrimônio da Humanidade desde 1995.
É o primeiro destino turístico do Chile por sua grande e exótica beleza natural e o mistério da cultura Rapa Nui, que habita em seu território construtores dos imensos moais e uma interessante mitologia que atrai visitantes durante todo o ano.
No idioma Rapa Nui, a Isla de Pascua é chamada Te Pito ou Te Henua, que significa o umbigo do mundo, e Mata ki te rangi, olhos que olham ao céu.
Entre praias, sítios arqueológicos e lugares naturais, Isla de Pascua nos surpreende e encanta com seus múltiplos atrativos.
Anakena:
Esta maravilhosa praia de areias brancas e águas turquesa se encontram a 18 quilômetros da capital de Rapa Nui, Hanga Roa. É a única praia da ilha oficialmente apta para o banho. Conta também com palmeiras que foram traídas desde Taiti durante os anos 60, o que brinda uma encantadora atmosfera.
Além de nadar, mergulhar e outras atividades náuticas, em Anakena se pode descansar num dos quiosques que existem e desfrutar uma cerveja e uma deliciosa empanada de queijo ou atum.
Perto de Anakena se encontra o famoso AhuNauNau.
AhuNauNau:
Esta é uma das plataformas cerimoniais em melhor estado que se encontram na Isla de Pascua. Caracteriza-se por seus moais adornados por gorros vermelhos. As estátuas deste ahu foram restauradas no final dos anos 70, pelo que se encontram bem conservadas e com grandes detalhes, como tatuagens e vestimentas.
AhuTongariki:
Este é um dos lugares mais belos da Isla de Pascua. Conta com 15 moais postos em fila. A maior quantidade de estátuas que encontramos em ordem em Rapa Nui é um dos postais do lugar.
Hanga Roa:
Este é o centro da Isla de Pascua, onde podemos encontrar bancos, supermercados, lojas, artesanato, aluguel de carros, hotéis e informação turística. Sua avenida principal, Policarpo Toro, conta com todos os serviços necessários para os visitantes, além de muitas ofertas gastronômicas para degustar os sabores locais.
Não pode deixar de visitar a caleta de Hanga Roa, onde se encontram várias escolas de mergulho, cafeterias e restaurantes. Também conta com uma Feira de Artesanato onde pode encontrar diversos elementos trabalhados por artesãos, com o selo polinésio.
Também vale a pena conhecer a Paróquia Santa Cruz, onde aos domingos se realiza uma missa com cantos ao estilo Rapa Nui.
RanoKau:
O RanoKau se encontra no extremo sudoeste da Isla de Pascua e conta com uma altitude de 324 metros sobre o nível do mar. Possui uma grande cratera onde se localiza uma lagoa de aproximadamente 250 metros de profundidade. Além disso, se destaca por seus impressionantes penhascos, que permitem uma vista desde a altura da paisagem de Rapa Nui. Em sua ladeira oeste encontramos a aldeia cerimonial de Orongo.
Orongo:
É uma importante jazida arqueológica na ilha, que foi utilizada como centro cerimonial, na base do vulcão RanoKau. Conta com 50 casas de pedra, localizadas numa espécie de subterrâneo, com aspecto de cavernas. Este era um lugar onde se alojavam os sacerdotes para realizar ritos como o de homem pássaro. Em Orongo podemos observar moais e petroglifos.
RanoRaraku:
Este vulcão se encontra no extremo noroeste de Hanga Roa. Aqui se localiza a pedreira aberta onde foram esculpidos os moais da Isla de Pascua praticamente em sua totalidade, e 400 moais em diferentes estados, fórmas e tamanhos ficaram sem terminar. É um lugar misterioso, onde surgem perguntas acerca de como puderam transportar estas imensas estátuas, com um peso de várias toneladas.
Possui, além disso, uma cratera onde se encontra uma lagoa de totora.
MaungaTerevaka:
Este é o vulcão mais alto da Isla de Pascua, com 511 metros sobre o nível do mar. Se localiza no extremo norte de Rapa Nui e conta com várias crateras. O RanoAroi é o mais importante e está na zona sul da cima. Em suas falésias se encontram varias cavernas, entre elas a Cueva de los Plátanos, famosa por suas pronunciadas vistas aos penhascos. Também possui alguns ahu cerimoniais, mais de difícil aceso.
Museu Antropológico SebastiánEnglert:
Neste museu podemos encontrar uma coleção de objetos e material que copiam os costumes e tradições do povo originário da Isla de Pascua. Foi criado com os objetos que conseguiu coletar o sacerdote SebastiánEnglert, que morou 30 anos na região.
Localiza-se ao norte de Hanga Roa e próximo ao centro cerimonial de Tahai.
AhuTahai:
É o lugar da Isla de Pascua onde se pode observar os melhores entardeceres. Aqui encontramos duas plataformas cerimoniais: uma com cinco moais e outra com uma só estátua, que tem o mar em suas costas.
O moai solitário, clamado Ko Te Riku, conta com um coque de pedra vermelha e é o único em toda a ilha que tem olhos de coral.
Em Tahai também se encontra um embarcadouro, construído totalmente em pedra.
O AhuTahai localiza-se a 10 minutos caminhando desde o centro de Hanga Roa, ao norte da ilha.