Sábado de vacinação contra a raiva animal
14/09/2019 17:38 - Atualizado em 20/09/2019 13:49
Este sábado (14), em Campos, foi dia de vacinar cães e gatos contra a raiva. A Prefeitura de Campos, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), disponibilizou 27 polos de vacinação. A imunização foi realizada com doses remanescentes da última campanha e também vai acontecer na próxima terça-feira (17). O Ministério da Saúde ainda não restabeleceu o estoque do município, o que fez adiar, sem data prevista, o Dia D.
Desde o reforço da campanha em agosto 5,4 mil animais já foram imunizados. Neste sábado, os postos funcionaram até as 16h30. A imunização é indicada para animais a partir de quatro meses de vida e, para vacinar, é preciso que estejam sadios. Além disso, é aconselhado que na hora da vacinação os gatos sejam levados ao local em caixas de transporte e os cachorros com coleira, peitoral ou guia. Na hora da vacina os responsáveis pelos animais precisam ser maiores de idade.
Na Pecuária, o polo de vacinação foi a UBS Jamil Ábido.
— Minha esposa viu notícias sobre a vacinação, me avisou e trouxe logo a Branquinha. Ela tem 12 anos, é muito tranquilo de vacinar. Muito importante essa mobilização, está prevenindo muito animal da doença — afirmou Fábio Bernardes.
A manhã também foi movimentada no IPS. Dona Sandra Maria, de 74 anos, tem três cachorros, e primeiro levou o Marley. "Sou mãe de três cachorros e sempre os levo para vacinar, um a cada vez, porque são grandes. Minha filha viu a divulgação da vacinação e me avisou. Não posso deixar de vacinar porque é importante para a saúde dos meus bichinhos".
— Com esse período sem a chegada das vacinas, este ano não teremos o Dia D. Por isso, criamos estes polos estratégicos para atingir um grande número de animais de estimação. É essencial que os seus donos os levem para garantir a vacinação e a saúde dos pets. A vacina antirrábica protege contra a raiva — destacou veterinária e responsável pelo Canil do CCZ, Francimara Araújo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS