Rafael e Abdu em nova rodada de negociações com o Sindicato dos Médicos
Aluysio Abreu Barbosa 13/08/2019 18:29 - Atualizado em 16/08/2019 14:21
O prefeito Rafael Diniz (Cidadania) e o secretário municipal de Saúde, Abdu Neme, estão reunidos, desde as 16h desta terça-feira (13), com o presidente do Sindicato dos Médicos de Campos (Simec), José Roberto Crespo, na tentativa de um consenso entre a Prefeitura e a categoria, que está em greve desde o dia 7. Um outro encontro foi realizado na noite dessa segunda-feira (12), mas não houve acordo.
Licenciado do mandato de vereador desde março deste ano, quando assumiu a secretaria de Saúde, Abdu Neme deve voltar à Câmara Municipal, para debater a Saúde Pública de Campos com a oposição, que, motivada pela greve dos médicos, já fala abertamente em CPI sobre o tema. No início da noite dessa segunda, o vereador garotista Álvaro Oliveira (SD) divulgou nas redes sociais que entrou com uma denúncia crime no Ministério Público Federal (MPF) contra a situação que classificou como “descaso” na Saúde de Campos. Antes dele, quem anunciou, na segunda, a ida de Abdu à Câmara foi o líder do governo, vereador Genásio (PSC). Ainda sem data marcada, o debate se dará em uma audiência pública. Nela, além de Abdu e sua equipe, poderá participar o procurador-geral do município, José Paes Neto.
— Se na gestão Rosinha existia uma caixa preta e não havia debate nem diálogo, agora é diferente. A oposição poderá fazer seus questionamentos olho no olho. Um debate técnico, sem palanque político. Estamos vendo nas redes sociais um jogo pesado, com acusações e ataques. É hora de mostrar com transparência quais são os problemas e que medidas estão sendo tomadas, evitando citar nomes. Será uma grande prestação de contas e ele e sua equipe poderão responder sobre todos os temas que envolvem a pasta.
Ainda de acordo com Genásio, a prestação de contas irá além da audiência na Câmara:
— O gabinete do secretário de Saúde está aberto. O prefeito Rafael Diniz tem destacado que medidas difíceis tiveram que ser tomadas. Mas também podemos citar grandes avanços na Saúde. Foram inauguradas as UPHs São José e de Travessão e estão sendo reformadas, em fase final, dez UBSs. Com emendas parlamentares serão realizadas obras nos hospitais Ferreira Machado e Geral de Guarus. O governo está licitando a compra de 40 novas ambulâncias. Em 2018, foram investidos R$ 640 milhões na Saúde. Desse total, mais da metade foi para o pagamento de pessoal. Problemas existem e a arrecadação caiu, mas não falta trabalho.
Sobre o movimento da oposição para tentar criar uma CPI, Genásio bateu duro:
— Cúmplices do caos, que defendem chefe de quadrilha querem criar palanque político. Mas vamos ver no debate franco quais serão os questionamentos deles. A população quer respostas, não campanha antecipada.
Na edição da Folha do último domingo (11), o prefeito e José Roberto Crespo responderam às mesmas perguntas sobre a greve no setor e a situação da Saúde Pública. Rafael disse estar aberto ao diálogo com a categoria, cuja paralisação atribuiu à implantação do ponto biométrico, e garantiu que as faltas serão descontadas dos grevistas.
Por sua vez, José Roberto negou preocupação dos médicos com a biometria, ainda que tenha proposto alternativas a ela, e alegou que as causas da greve são a suspensão do pagamento das gratificações e o bloqueio das substituições. Falou também em “caos na Saúde”, embora na sexta anterior, no programa Folha no Ar, da Folha FM 98,3, tenha admitido que os problemas no setor “não vêm de hoje”.
Encontro terminou sem solução
A reunião entre os representantes dos profissionais da Saúde Pública e o governo Rafael Diniz, com presença do prefeito e seu secretário de Saúde, Abdu Neme, terminou sem uma solução definitiva em relação a greve. As negociações avançaram e seguem hoje, com nova reunião entre as partes.
Em nota, a Prefeitura informou que serão apresentados dados técnicos aos representantes dos médicos. “O prefeito Rafael Diniz, acompanhado pelo secretário de Saúde, Abdu Neme, recebeu nesta segunda-feira (ontem) uma comissão de médicos e o presidente do sindicato da categoria, José Roberto Crespo. O encontro segue na terça-feira (hoje), quando serão apresentados dados técnicos e informações adicionais para melhores esclarecimentos. A reunião foi ‘produtiva, responsável e respeitosa, como é a minha relação com a categoria’, disse o prefeito”.
Também por nota, o presidente do Simec disse: “A reunião foi boa, mas nada de efetivo foi definido. Eles possuem os seus argumentos, e nós (médicos) os nossos. De concreto temos apenas o compromisso do prefeito Rafael em nos reunirmos novamente amanhã”.
Posteriormente, o próprio prefeito Rafael Diniz chamou a atenção para a situação financeira do município. “Como tenho dito, acima da Prefeitura, do prefeito e dos médicos está a população. Campos vive uma nova realidade financeira para os próximos anos, como aponta a própria ANP na questão dos royalties e Participações Especiais (PEs) do petróleo. Precisamos nos adaptar a isso. Decidimos continuar com a reunião nesta terça, inclusive para termos alguns detalhes e informações técnicas necessárias para avançarmos”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS