Importantes obras entregues
17/08/2019 17:25 - Atualizado em 04/09/2019 17:40
Palácio da Cultura em SJB
Palácio da Cultura em SJB / Divulgação
Em duas semanas, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), entregou importantes obras para a população sanjoanense. No dia 9 de agosto foi inaugurada a reforma da Creche Municipal Maria Alaíde do Espírito Santo, no Açu. Já na última quinta-feira, o Palácio Cultural Carlos Martins foi reaberto. Em São Francisco de Itabapoana, a prefeita Francimara Barbosa Lemos também inaugurou obras marcantes.
Os jardins do Palácio Cultural Carlos Martins, prédio tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural (Inepac) desde 1979, foram palco, no último dia 15, de recordações e grandes alegrias. A prefeita Carla Machado celebrou juntamente com ex-alunos e diretores a entrega do espaço, totalmente recuperado pela Prefeitura.
— Só quem passou por aqui, nesse pátio, corredores, escadas sabe o amor que temos por esse prédio. Fui estudante na década de 40, e tempos depois, concursada, vim trabalhar como professora na mesma escola, onde me aposentei. Este prédio tem um valor inestimável. Agradeço à prefeita pelo zelo, cuidado, pelos nossos prédios, isso é um presente, e é realmente um Palácio — disse emocionada Dircélia Raposo.
Carla relembrou o fato de ter assumido uma cidade com prédios, praças, postos de saúde e escolas destruídos, e o trabalho que é recuperar e retomar os serviços. “Deixamos R$ 87 milhões em caixa, e encontramos obras inacabadas, e tantas outras construções sem manutenção. O governo está trabalhando para recuperar o tempo perdido. Entregamos em junho o Cine Teatro São João, importante espaço cultural, isto sem falar na antiga Casa de Câmara e Cadeia, a Estação das Artes e outros prédios públicos”, lembrou.
Já no Açu, os 150 alunos da Creche Municipal Maria Alaíde do Espírito Santo, no Açu, e os profissionais que lá atuam passaram a dispor de um espaço totalmente revitalizado.
No local foram trocadas portas e fechaduras; adequação de vestiário para almoxarifado; reparos no rebaixo de gesso; reparos no telhado, com impermeabilização das calhas e troca de telhas; execução de cobertura em telhas cerâmicas no vão central; execução de piso na área de jardim central; reparos e troca de escada do castelo d’água; revisão elétrica (troca de calhas, luminárias, lâmpadas, interruptores, tomadas e chuveiros elétricos); revisão hidráulica (troca de torneiras, reparos da rede d’água); revisão na rede de esgoto (troca de sifões e válvulas); reparos no emboço; paisagismo; construção do parquinho de brinquedos e pintura em geral.
UBS de Floresta inaugurada na sexta-feira
Após ser iniciada em 2014 e ficar paralisada durante anos, as obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade de Floresta, em São Francisco de Itabapoana (SFI), foram inauguradas na última sexta-feira (16). A atual gestão investiu cerca de R$ 180 mil para finalização.
A solenidade de inauguração da unidade, que foi batizada com o nome de Sylvio Rangel Pessanha, contou com a presença da prefeita, acompanhada de secretários e assessores.
Durante os trabalhos no local, houve a necessidade de reinstalar portas, parte elétrica, louças e metais da estrutura, material que havia sido furtado no período de abandono. Além disso, foi realizada impermeabilização do telhado e a pintura.
De acordo com a secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, o espaço dispõe de 350 m2, distribuídos em quatro consultórios, sendo dois odontológicos, salas de vacina, repouso, curativo, inalação, acolhimento e de procedimentos. Há ainda banheiros com acessibilidade e cômodos dedicados à parte administrativa, como recepção e estoque de remédios.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS