Meio Ambiente de SFI realiza palestra sobre queimadas
16/08/2019 22:47 - Atualizado em 04/09/2019 17:40
O Colégio Estadual São Francisco de Paula (Cesfp) recebeu na manhã da última quinta-feira (15) a primeira palestra da campanha de conscientização sobre queimadas e incêndios florestais promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI). Nesta sexta-feira (16), às 9h, aconteceu o segundo evento na Escola Municipal Laudelina da Silva Moreira, na localidade de Macuco.
Durante a exposição para os alunos no auditório do colégio, a analista ambiental da Sema Juliana Alves destacou diversos fatores negativos provocados pelas queimadas, como a aceleração do aquecimento global, o agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares e danos à fauna e flora. Ela esclareceu que períodos de clima seco são mais propícios ao início de queimadas, que também são causadas em grande número pela ação humana.
No início do evento, a secretária municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luciana Soffiati, afirmou ser de “extrema necessidade” abordar o assunto junto à juventude. Ela agradeceu o espaço à direção do CESFP e a parceria com a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG).
A gestora da EEEG, Vânia Coelho, apresentou um vídeo sobre a realidade do trabalho de combate a queimadas. Os alunos também participaram de uma demonstração de instrumentos utilizados para o controle do fogo.
Na ocasião, o projeto Óleo Legal, de descarte sustentável de óleo de cozinha, e o Canal Verde (9.8161-6713), disponibilizado para denúncias e informações, foram divulgados pela equipe da Sema.
Fonte: Prefeitura de SFI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS