Paulo Renato do Porto
15/08/2019 21:56 - Atualizado em 19/08/2019 13:29
O Centro de Campos terá ainda este ano uma série de atrações culturais, artísticas e esportivas para revitalizar a área central, atrair o público consumidor e incrementar as vendas do comércio. Nesta quinta-feira, lojistas da Associação dos Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa) estiveram reunidos com representantes da Prefeitura, universitários e produtores culturais, no Edifício Barão do Flamengo, no Centro, a fim de dar forma final ao projeto Viva o Centro.
A proposta inclui a apresentação de espetáculos musicais, de teatro, cinema, artes cênicas e visuais com um pontapé inicial nos dias 07 e 08 de dezembro, através da Virada Cultural, inspirada no projeto implantado em São Paulo
— A ideia é tornar o Centro um espaço com atrativos culturais e outras formas de entretenimento, mas com horários adequados ao interesse do comércio e dos consumidores. Esta promoção “Centro a Mil” comprovou que o Centro ainda é o Centro — disse Luiz Carlos Chicri.
— Nós montamos uma espinha dorsal, mas o projeto é uma construção participativa que envolve todos nós e tem a finalidade de levar arte e cultura para atrair o público consumidor ao Centro — disse Carolina Cidade, produtora cultural, que apresentou slides durante a reunião e esmiuçou os principais pontos do projeto.
Além da Virada Cultural, outros eventos serão realizados em vários pontos da cidade, com início nesta sexta-feira, num estúdio-bar, no Parque Tamandaré, com duas bandas locais.
A falta de áreas adequadas para estacionamento de veículos, um dos maiores problemas do Centro, foi outro ponto enfatizado pelo subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Alfredo Dieguez, que sugeriu a criação de parcerias entre o comércio e esses estabelecimentos com promoções para atrair o consumidor e facilitar sua chegada à área central.
— A ideia é colocar a cultura na rua, dar vez ao artista local e tornar o Centro um local mais atraente. Uma das ideias é permitir a instalação de cadeiras de bares e lanchonetes numa parte do Calçadão para que os clientes possam consumir e, ao mesmo tempo, ouvir uma boa música. O Centro tem vocação gastronômica que precisa ser retomada — disse Getúlio Rodrigues, da Carjopa.
A proposta inclui também a prática de competições como o ciclismo e o remo.