Vendas de material de construção no varejo crescem 10%
05/08/2019 20:56 - Atualizado em 13/08/2019 14:33
Tradição de construção contínua
Tradição de construção contínua / Paulo Pinheiro
As vendas de material de construção no mês de Julho foram 10% maiores que as do mês de Junho como revela a Pesquisa Tracking da Associação Nacional de Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). Segundo o estudo, produzido entre os dias 24 e 29 de Julho com 530 lojistas em todo o país, o comércio também mostrou um crescimento que o mesmo mês do ano passado, de 13%. No acumulado do ano o crescimento representa 4% e, nos últimos doze meses, 5%.
Segundo a pesquisa, todas as regiões do Brasil tiveram desempenho positivo: no Nordeste, por exemplo, o crescimento representa 17%. Em seguida vem a região Norte (15%), Centro Oeste e Sudeste com 10% e Sul, com 7%.
"Este ano tivemos muitas chuvas, instabilidades climáticas. Por isso, a Região Sul apresentou o menor crescimento: é preciso que o tempo esteja seco para que as pessoas possam construir e reformar"”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.
Conz também informa que o segundo semestre é melhor para o setor e que os números positivos estão dentro do esperado. “Neste período as pessoas buscam fazer ajustes para as residências ficarem mais bonitas para as festas de fim de ano”, completa. De acordo com a pesquisa, 64% dos comerciantes estão otimistas com as vendas em agosto.
Cerca de 34% dos lojistas pretendem realizar uma ação para o Dia dos Pais. Na Região Sul, 48% pensam em promover ofertas e promoções para a data. Conz afirma que apesar de suas peculiaridades, o varejo de material de construção também acompanha o calendário do comércio. “As lojas têm itens que agradam os pais, como caixa de ferramentas e acessórios para montar churrasqueira. É natural esta tendência”, diz. Segundo Conz, apesar de as mulheres estarem comprando mais material de construção e ser inegável o avanço da presença feminina no setor, a figura masculina é muito associada à construção.
"O reflexo das compras nas nossas lojas é uma consequência", completa.
Já a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou na última quarta-feira nova edição de seu Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, que indicava boa avaliação sobre as vendas em julho, reverberando um ligeiro aumento de otimismo em relação ao governo e do nível de utilização da capacidade instalada, porém sem alterar as perspectivas de investimento a médio prazo.
Segundo a pesquisa, para 23% das empresas associadas à Abramat, o faturamento no mês de julho foi "muito bom" ou "bom". Para 42% o período apresentou regularidade e as demais 35% avaliaram o desempenho como "ruim" ou "muito ruim".
A expectativa para agosto tem grau de otimismo maior. O desempenho esperado para o próximo mês é "muito bom" ou "bom" para 35% das associadas, enquanto 57% esperam um mês "regular" e 8% projetam o período como "ruim".
No início de 2019 os empresários das indústrias de materiais de construção demonstravam alta expectativa sobre o atual governo, cenário que vem sofrendo alterações de acordo com a sequência de fatos que vão permeando os primeiros meses do ano. O andamento da reforma da previdência, a apresentação e discussão de projetos para a reforma tributária, bem como outras medidas que visam estimular o consumo (como a possibilidade de liberação parcial do FGTS para os contribuintes), repercutiram no Termômetro de julho.
O estudo aponta que 27% das empresas manifestaram otimismo sobre as ações do governo, 65% indiferença e 8% pessimismo. Após ultrapassar a marca de 50% entre o final de 2018 e início de 2019, o número de associados otimistas chegou a 8% em maio de 2019.
A variação do otimismo, no entanto, não afetou positivamente as pretensões de investimento do setor no médio prazo. Houve diminuição de 1% em relação ao mês anterior. O Termômetro de julho indica que 69% das associadas têm pretensões de investimento para os próximos 12 meses. O índice de utilização da capacidade instalada aumentou, chegando a 73%.
"A indústria de materiais de construção continua com os esforços em manter diálogos construtivos com seus diferentes interlocutores para que o ambiente de negócios seja o melhor possível, de forma a sustentar o crescimento obtido no ano passado. Os anúncios positivos dentro da agenda econômica do Governo Federal foram bem recebido por parte da Abramat. Notamos, pelo resultado evidenciado pela nossa pesquisa em julho, e a expectativa positiva para o próximo mês, que há avanços percebidos mas ainda há muito por fazer. Manteremos o foco em nossos pilares de atuação, assim como em outras frentes complementares, como a efetiva inclusão da construção civil no âmbito da Indústria 4.0, a retomada de obras paradas, o aprimoramento do marco regulatório do saneamento básico, e o estímulo ao importante canal do varejo", afirma Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.

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