Paulo Renato do Porto
01/08/2019 21:13 - Atualizado em 13/08/2019 14:29
O Dia dos Pais está próximo, no segundo domingo de agosto. Os lojistas se preparam e usam a criatividade para montar suas vitrines, além dos presentes mais sugestivos que chamem atenção dos filhos que irão presentear o papai. E lançam promoções, entre outros atrativos para chamar a clientela. Em Campos, os comerciantes esperam um faturamento de 6% maior comparado ao mesmo período do ano passado, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL-Campos), Orlando Portugal.
Este ano, os lojistas anunciam para o dia 07 a promoção Centro a Mil que promete influenciar no aumento das vendas no comércio do Centro. A promoção tem a chancela da CDL, Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Associação de Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoas e Adjacência (Carjopa) e o Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo).
— O Centro a Mil é uma promoção válida para todo mês de agosto, ao qual 200 lojas já aderiram, onde o consumidor concorre a um sorteio de R$ 1 mil, através de 10 vale-compras no valor de R$ 100,00 cada. A cada R$ 40,00 em compras, o cliente ganha um cupom e passa a concorrer à promoção em 27 sorteios — explicou. A promoção vale de 07 de agosto a 09 de setembro. Os sorteios vão acontecer do dia 1º a 6 de setembro, de segunda-feira a sábado.
A crise que afeta a economia brasileira ainda tem reflexos no comportamento do consumidor, na avaliação de Orlando Portugal. Ainda de acordo com o presidente da CDL, as compras os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ficar entre R$ 60,00 e R$ 100,00.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Castro de Abreu, entende que “a promoção Centro a Mil tem por objetivo fazer a moeda circular no comércio local e ao mesmo tempo incentivar o consumidor a prestigiar o comércio campista, que atualmente reúne 27% dos 85 mil empregos formais no município, além de ser responsável pela circulação de R$ 25 milhões em forma de salário”.
O Dia dos Pais é uma das mais importantes datas do segundo semestre no calendário lojista, junto com o Dia da Criança e o Natal. O ano começou com tímida melhora nas vendas em outras datas especiais, mas com sinais de desaceleração na inadimplência.