Ponto Final - Alterações na Saúde em Campos refletem em SJB?
12/07/2019 10:16 - Atualizado em 21/07/2019 16:22
Exonerada em Campos
Secretária de Saúde do início do governo Rafael Diniz (PPS) até março de ano, Fabiana Catalani foi exonerada ontem da Prefeitura de Campos. Desde que deixou o comando de uma das principais pastas da administração municipal, ela passou a responder como subsecretária adjunta. Não é de hoje que se especula uma possível saída de Catalani para assumir a secretaria de Saúde na vizinha São João da Barra na terceira gestão Carla Machado (PP), de quem já foi secretária em outras oportunidades. A função está vaga há cerca de uma semana, dentro da reforma administrativa iniciada pela prefeita — e que terá continuidade.
Especulada em SJB
Apesar de todas as especulações, é bom lembrar que a exoneração de Fabiana Catalani em Campos coincide com a data de posse dos novos concursados da área da saúde em São João da Barra. E ela está no time que passa a integrar o quadro efetivo do município, no cargo de médica auditora. Muito criticada pela falta de traquejo político para uma pasta de tanta habilidade, Catalani é considerada por muitos do meio médico como uma grande auditora. No Mais recente reforço do governo Rafael, o neurologista Makhoul Moussalem é um dos que endossam esse discurso. Ele, aliás, é o entrevistado da edição deste domingo (14) da Folha.
Petrobras desocupará prédio
Um importante prédio em Macaé será desocupado pela Petrobras até dezembro de 2020. A notícia foi publicada pelo Sindicato de Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), que representa funcionários da Bacia de Campos, e depois confirmada pela estatal, em nota, à agência internacional Reuters. Coordenador-geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra disse que são cerca de 1.700 petroleiros, dentre próprios e terceirizados, que trabalham no prédio alugado e atendem administrativamente a diversas áreas das operações da Petrobras na região. O movimento ocorre em meio a um amplo programa de redução de custos da estatal.
Parceria
A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) debateu a assinatura de um convênio entre a instituição e o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf). A parceria tem a finalidade de levar e aplicar o conhecimento produzido no Campus aos pequenos e médios produtores. A reunião entre as partes aconteceu esta semana e, na ocasião, também foi discutida a aproximação da universidade com os produtores rurais.
Lacuna
Após 25 anos de atividade, o diretor de teatro Fernando Rossi não faz mais parte do Sistema Sesi/Firjan. Durante todo esse tempo, Rossi esteve responsável pela parte cultural da unidade do Sesi em Campos e exerceu com maestria sua função. Militante da valorização da cultura local, atualmente Fernando Rossi está à frente do Teatro de Bolso Procópio Ferreira, onde assumiu o cargo de diretor em janeiro de 2017 e desde então tem revitalizado o espaço, que chegou a ficar fechado durante a segunda gestão do governo Rosinha Garotinho, com inúmeros espetáculos.
Mudança
A superintendência de Segurança Pública de Campos passou a ser secretaria. O decreto assinado pelo prefeito Rafael Diniz e publicado no Diário Oficial. Dentre outros pontos, foi considerada a necessidade de melhor dividir as atribuições entre os órgãos da Prefeitura de forma a melhorar a eficiência da máquina administrativa. A princípio, a mudança é apenas na categoria da pasta e nomenclatura de seus cargos, pois permanece o nome de Carlos Darcileu Pessanha Amaral a frente da secretaria.
Imunização
A Prefeitura de Macaé inicia, hoje, vacinação contra meningite B para alunos da rede municipal de ensino, matriculados nas unidades dos bairros Nova Holanda, Nova Esperança, Barra, Brasília, Fronteira e Piracema. Serão vacinados estudantes com idades entre um e 12 anos. A ação faz parte da estratégia de saúde pública para bloqueio vacinal na região onde foram registrados três casos da doença, todos com idade inferior a cinco anos e num período de 90 dias. Foram adquiridas 6 mil doses da vacina.
Charge do dia:
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS