Reino Unido classifica de "ato hostil" captura de petroleiro pelo Irã
20/07/2019 15:51 - Atualizado em 30/09/2019 14:42
Twitter
O Reino Unido não aceita as explicações iranianas para a captura do petroleiro no Estreito de Ormuz. Teerã alega que o navio foi levado para um porto iraniano por ter estado envolvido em acidente com um barco de pesca.
As explicações não convenceram o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Jeremy Hunt. "Acabei de falar com Zarif (homólogo iraniano) a quem expressei extremo descontentamento. Depois de no último sábado o Irã ter dito que queria evitar a escalada da situação, comportaram-se agora de forma contrária".
Jeremy Hunt disse ainda que para se encontar uma saída para a tensão atual "são necessárias ações, não palavras".
O Reino Unido continua a optar pela via diplomática para acalmar a situação que se vive por estes dias e que subiu uns níveis depois da captura do petroleiro. Ainda neste sábado (20) o Governo britânico convocou o encarregado de negócios iraniano no Reino Unido.
Ato hostil
Também neste sábado (20), o ministro britânico da Defesa afirmou que o que aconteceu foi um "ato hostil". Também ele considerou insuficientes as explicações iranianas.
A Guarda Revolucionária subiu um vídeo onde mostra os seus barcos aproximando-se do navio Stena Impero.
Simultaneamente, militares iranianos, com máscaras e e com armas, desceram de um helicóptero para o navio. A mesma tática utilizada há duas semanas pelos britânicos para pararem um navio iraniano na costa de Gibraltar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS